QR CODES E O APLICATIVO “PATRIMÔNIOS DE SÃO SEPÉ”

POSSIBILIDADES DE GAMIFICAÇÃO DO APRENDIZADO COM A PRODUÇÃO E PESQUISA EM HISTÓRIA LOCAL

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Autores

  • Felipe Rios Pereira EMEF Padre Théo e EMEF Capitão Emídio Jaime de Figueiredo.

Palavras-chave:

São Sepé; História Local; Aplicativo; História Pública.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma produção intelectual em História Pública do autor, o aplicativo de celular “Patrimônios de São Sepé”. O propósito do artigo é de explicitar especificamente a produção e criação de determinadas ferramentas do aplicativo que permitem a instrumentalização de jogos de caráter didático em sala de aula. Para tanto, foram criadas duas funções as quais serão descritas, uma área de QR CODE integrada ao aplicativo pela qual são direcionadas informações históricas, bem como outra de Quiz na qual há jogos de perguntas que exploram temas da cultura, personalidades e passado da comunidade de São Sepé. Serão desmonstradas, também, aplicações práticas com estudantes e como as ferramentas têm o potencial de funcionarem como auxiliares do planejamento, resultando em ações práticas. É importante, ainda, demarcar o contexto no qual a pesquisa, de uma forma mais ampla, realiza um debate acerca da  necessidade de refletir como a História Local chega (ou não) até os estudantes. Em que pese a crítica da dificuldade dos professores de acessarem materiais didáticos qualificados que versem a respeito da História dos municípios. Além disso, a pesquisa também teve como norte a criação de materiais que tornassem o passado mais acessível à comunidade.

Biografia do Autor

Felipe Rios Pereira, EMEF Padre Théo e EMEF Capitão Emídio Jaime de Figueiredo.

Mestre em História e Doutorando pela Universidade Federal de Santa Maria. É professor da rede municipal  de São Sepé/RS nas escola EMEF Padre Théo e EMEF Capitão Emídio Jaime de Figueiredo.

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Pereira, F. R. (2024). QR CODES E O APLICATIVO “PATRIMÔNIOS DE SÃO SEPÉ”: POSSIBILIDADES DE GAMIFICAÇÃO DO APRENDIZADO COM A PRODUÇÃO E PESQUISA EM HISTÓRIA LOCAL. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 161–178. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1041

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