DO ACERVO À LEITURA
ANÁLISES INICIAIS SOBRE A CIRCULAÇÃO DO ACERVO DISPONIBILIZADO PARA A REMIÇÃO DA PENA POR MEIO DA LEITURA NO PRESÍDIO ESTADUAL DE CAMAQUÃ/RS
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História Cultural, Práticas de Leitura, Leitores, Contexto PrisionalResumo
Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, que tem como objetivo analisar a constituição e desenvolvimento de um projeto de remição da pena pela leitura, chamado “Carrinho da Leitura: estimulando a leitura como forma de libertação”, desenvolvido no Presídio Estadual de Camaquã, localizado no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Na perspectiva dos direitos humanos, alicerçado nos princípios teóricos e metodológicos da História Cultural, articulados no campo da História da Leitura e da Sociologia da Leitura, a referida investigação, dentre outros, procura dar visibilidade as práticas de leitura no contexto prisional. Nesta perspectiva, compartilhamos resultados iniciais relacionado a análise das fichas de empréstimos de livros, uma das fontes utilizadas para esta pesquisa que nos permitem conhecer as obras que mais circulam no estabelecimento prisional por meio do projeto de remição de pena pela leitura.