TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO NO PERÍMETRO IRRIGADO CURU-PARAIPABA-CE
Visualizações: 1Palavras-chave:
Modernização, Agricultor, Monocultura, EducaçãoResumo
A criação dos perímetros irrigados, como parte do desenvolvimento do agronegócio, modifica o espaço do campo e a rotina do trabalhador, o que afeta a dinâmica social e educacional na região. Assim, temos por objetivo compreender como esta mecanização do espaço rural mudou os costumes, o modo de viver e a educação dos agricultores do Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba, a partir da análise do cotidiano dos colonos e de documentos oficiais. Para tanto, trabalhamos com documentos produzidos pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); com visitas, observações e fotografias do já mencionado perímetro irrigado; entrevistas com irrigantes e moradores da região apontada; além de revisão bibliográfica de pesquisas realizadas no âmbito acadêmico. Investigamos também como a introdução de novas técnicas agrícolas demandou a adaptação educacional dos agricultores, destacando as práticas de educação ambiental e a necessidade de aquisição de novos conhecimentos e habilidades