POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO NA LITERATURA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA
Visualizações: 19Palavras-chave:
Literatura indígena, Educação ambiental, DecolonialidadeResumo
A presente pesquisa aborda as potencialidades da literatura indígena contemporânea para a educação voltada a diversidade sociocultural e a educação ambiental. Para tanto, buscou-se realizar uma revisão bibliográfica das publicações acadêmicas sobre a temática e a análise de obras literárias de autores indígenas. A abordagem teórica utilizada foi a decolonialidade, a partir dos conceitos de modernidade e colonialidade, conforme pensados por Quijano (2009). Percebeu-se que a literatura indígena tem entre seus objetivos visibilizar os povos indígenas através da divulgação de suas narrativas e cosmovisões, educando a sociedade através de um movimento de contar uma “outra História”. Além disso, tal literatura parte das epistemologias indígenas, que colocam o ser humano integrado a natureza, diferentemente do paradigma desenvolvimentista moderno, causador a atual crise ambiental. Nesse sentido, a literatura indígena mostra-se como importante referência para uma educação ambiental crítica e decolonial.