POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO NA LITERATURA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA

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Autores

  • Tatiana do Nascimento Teixeira Universidade do Extremo Sul Catarinense

Palavras-chave:

Literatura indígena, Educação ambiental, Decolonialidade

Resumo

A presente pesquisa aborda as potencialidades da literatura indígena contemporânea para a educação voltada a diversidade sociocultural e a educação ambiental. Para tanto, buscou-se realizar uma revisão bibliográfica das publicações acadêmicas sobre a temática e a análise de obras literárias de autores indígenas. A abordagem teórica utilizada foi a decolonialidade, a partir dos conceitos de modernidade e colonialidade, conforme pensados por Quijano (2009). Percebeu-se que a literatura indígena tem entre seus objetivos visibilizar os povos indígenas através da divulgação de suas narrativas e cosmovisões, educando a sociedade através de um movimento de contar uma “outra História”. Além disso, tal literatura parte das epistemologias indígenas, que colocam o ser humano integrado a natureza, diferentemente do paradigma desenvolvimentista moderno, causador a atual crise ambiental. Nesse sentido, a literatura indígena mostra-se como importante referência para uma educação ambiental crítica e decolonial.

Biografia do Autor

Tatiana do Nascimento Teixeira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestranda em Educação na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. E-mail: Taty_n_teixeira@hotmail.com

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

Teixeira, T. do N. (2024). POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO NA LITERATURA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–06. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1618

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