ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA RESISTÊNCIA NEGRA EM TRÊS MOMENTOS

DO BRASIL-COLÔNIA À REPÚBLICA

Visualizações: 9

Autores

  • Jobson Jorge da Silva UFRPE

Palavras-chave:

Formação sociocultural; Movimentos de resistência negra; História do Brasil.

Resumo

A história do Brasil é composta por diversos aspectos que a caracterizam como multicultural. Nesse sentido, o presente estudo objetiva apresentar a trajetória histórica dos movimentos de resistência negra objetivando enaltecer as contribuições africanas para a formação sociocultural brasileira. Desse modo, desenvolvemos revisão bibliográfica esquemática e serão apresentados alguns aspectos históricos e etnográficos para uma discussão plausível acerca da composição do cenário nacional diante do processo de escravização da população negra e seus grupos específicos, trazidos à força, de diversos territórios africanos, além de, sistematizar parte da história desses grupos e as contribuições destes para a formação sociocultural brasileira. O presente trabalho está organizado, metodologicamente, em duas seções temáticas e apresenta as considerações sobre os movimentos de resistência negra no Brasil, os intelectuais brasileiros e a formação sociocultural. A partir do investigado, apontamos para o arcabouço teórico do nosso estudo que está fundamentado principalmente em Pinheiro (2009), Ribeiro (1995) e Moura (2004). Assim, concluímos apontando para a necessidade de valorizarmos as culturas africanas como parte relevante da história e da cultura brasileira.

Biografia do Autor

Jobson Jorge da Silva, UFRPE

Doutorando em Ensino (UFRPE). Mestre em Educação (UPE). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa (UFLA). Licenciado em Pedagogia (UNIFAVENI). Licenciado em Letras Português e Inglês (UPE).

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Silva, J. J. da. (2024). ENSINO DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA RESISTÊNCIA NEGRA EM TRÊS MOMENTOS: DO BRASIL-COLÔNIA À REPÚBLICA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 237–237. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1059

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.