TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UM ESTUDO DE CASO EM PILÕES-RN

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Autores

  • Lucianny Thaís Freire Matias Universidade Federal do Amazonas
  • Otávio Floriano Paulino Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Formação docente; Aplicativos; Motivação.

Resumo

O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vem contribuindo para o desenvolvimento social em diversas áreas e caso do ambiente escolar, essas ferramentas podem potencializar o ensino e aprendizagem. Para o uso adequado das TIC como recursos didáticos, são necessários formações e aperfeiçoamento docente de forma que este venha planejar e executar aulas mediadas por tecnologias. Neste sentido, foi proposta uma oficina em uma escola municipal de Pilões-RN, em que foram discutidas as TIC e diversos aplicativos que podem ser inseridos como recursos nas aulas. Após as atividades da oficina, os docentes responderam um questionário e os resultados mostram os aplicativos utilizados foram bem avaliados quanto à interatividade, facilidade de manuseio e acessibilidade, além de terem objetivos relevantes relacionando conceitos e teorias. Além disso, os docentes, foram unânimes ao afirmar que o uso das TIC proporciona motivação aos estudantes e que estes recursos devem ser abordados no contexto educacional, contemplando os conteúdos de todas as disciplinas.

Biografia do Autor

Lucianny Thaís Freire Matias, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades, Universidade Federal do Amazonas.

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutorado, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Matias, L. T. F., & Paulino, O. F. (2024). TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO EM PILÕES-RN. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 173–174. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1017