SAÍDA DO ARMÁRIO E EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA
UM ESTUDO DE CASO PELA ÓTICA DA ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES
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Coming Out, Saída do Armário, Cartografia, Espinosa, UniversidadeResumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de saída do armário a partir da perspectiva de uma mãe. No campo de estudos LGBTQIA+ esse processo é conhecido como “saída do armário” que homens gays e mulheres lésbicas fazem com relação a sua orientação sexual. A saída do armário é um processo complexo, geralmente tenso e por vezes traumático. O método adotado foi o estudo de caso de uma mãe de pessoa LGBTQIA+ seguindo a modalidade de entrevista semi-estruturada. O caso foi analisado pela perspectiva da cartografia articulada com a antropologia das emoções. Os resultados apresentaram concepções diferentes antes e após da experiência da universitária. Logo após a saída do armário, muito antes de ingressar na universidade, existia a esperança pela reversão da homossexualidade, a vergonha pelo filho homossexual, além da a constituição de um armário familiar. Dentre os principais aspectos da experiência universitária constam: o contato com teorias científicas sobre gênero e a construção de laços de amizades com pessoas LGBTQIA+. Conclui-se que no caso analisado a experiência universitária foi bastante satisfatória e constituiu-se como fator protetivo para lidar com a saída do armário.