SAÍDA DO ARMÁRIO E EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA

UM ESTUDO DE CASO PELA ÓTICA DA ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES

Visualizações: 66

Autores

Palavras-chave:

Coming Out, Saída do Armário, Cartografia, Espinosa, Universidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de saída do armário a partir da perspectiva de uma mãe. No campo de estudos LGBTQIA+ esse processo é conhecido como “saída do armário” que homens gays e mulheres lésbicas fazem com relação a sua orientação sexual. A saída do armário é um processo complexo, geralmente tenso e por vezes traumático. O método adotado foi o estudo de caso de uma mãe de pessoa LGBTQIA+ seguindo a modalidade de entrevista semi-estruturada. O caso foi analisado pela perspectiva da cartografia articulada com a antropologia das emoções. Os resultados apresentaram concepções diferentes antes e após da experiência da universitária. Logo após a saída do armário, muito antes de ingressar na universidade, existia a esperança pela reversão da homossexualidade, a vergonha pelo filho homossexual, além da a constituição de um armário familiar. Dentre os principais aspectos da experiência universitária constam: o contato com teorias científicas sobre gênero e a construção de laços de amizades com pessoas LGBTQIA+. Conclui-se que no caso analisado a experiência universitária foi bastante satisfatória e constituiu-se como fator protetivo para lidar com a saída do armário.

Biografia do Autor

Jeferson Camargo Taborda, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando em Antropologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela UCDB. Professor titular da graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Paranaíba e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Psicologia da FACH/UFMS.

Downloads

Publicado

2023-09-03

Como Citar

Camargo Taborda, J. (2023). SAÍDA DO ARMÁRIO E EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO PELA ÓTICA DA ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 1(1), 108–120. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisdoseminarioeducacaodiversid/article/view/795

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.