SISTEMATIZAÇÃO DE DANÇA PARA USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS

PROCESSOS TERAPÊUTICOS

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Palavras-chave:

Dança; Inclusão; Sistematização; Psicologia.

Resumo

A dança vem sendo utilizada como meio terapêutico para pessoas com deficiência física desde 1940, é importante ressaltar que essa dança promove ações que envolvem a construção do movimento, gesto, por meio da expressão corporal, resgatada de memórias emotivas e da descoberta de novas possibilidades corporais na cadeira de rodas, envolvendo a reflexão e pensamento dançantes para uma dança mais inclusiva, sendo considerada um recurso artístico-terapêutico, auxiliando no bem estar físico, emocional e social das pessoas cadeirantes. Para tal, foi feito um estudo de caráter longitudinal que visou analisar a coordenação global, coordenação óculo manual, esquema corporal e estímulo das emoções nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais ao longo de um período de tempo. O objetivo deste estudo é analisar a dança para cadeirantes como forma terapêutica, tendo foco nas pessoas que possuem paralisia cerebral, expondo os benefícios proporcionados pela dança que auxiliam nas possibilidades terapêuticas, transformando a deficiência em sua totalidade em experimentos corporais, cujo o resultado pode ser compartilhado, mostrando uma nova forma de trabalhar a dança para cadeirantes e suas novas possibilidades físicas. Como resultado deste processo, os sujeitos de pesquisa tiveram grande melhoria na psicomotricidade, possibilitando para as bailarinas cadeirantes novas descobertas corporais e uma verbalização de suas emoções, criando e recriando diferentes formas de manifestações da sua linguagem corporal, melhorando suas relações sociais, respeitando suas diferenças e entendendo seus limites e superações, valorizando suas potencialidades.

Biografia do Autor

Mateus Vasconcelos, ABSOLUTE CHRISTIAN UNIVERSITY

Doutor em Ciências da Educação.

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Publicado

2023-09-03

Como Citar

Vasconcelos, M. (2023). SISTEMATIZAÇÃO DE DANÇA PARA USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS: PROCESSOS TERAPÊUTICOS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 1(1), 08–09. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisdoseminarioeducacaodiversid/article/view/584

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