CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA QUEER PARA POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizações: 81DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1265Palavras-chave:
Currículo, Políticas Públicas, Pedagogia Queer, Educação Sexual, Educação em Direitos HumanosResumo
O presente trabalho é parte de um mestrado profissional em desenvolvimento que analisa limites das políticas curriculares para a efetivação da educação em direitos humanos e da educação sexual emancipatória, propondo possibilidades da pedagogia queer para contribuir na reversão desse cenário. Utiliza parte da revisão de literatura narrativa (Rother, 2007) de abordagem qualitativa (Chizzotti, 2014) com o objetivo de apresentar as contribuições da pedagogia queer resultantes de uma revisão de literatura. Discute limitações da abordagem de questões de gênero e sexualidade no ensino fundamental, mas sinaliza possibilidades e alternativas reunidas no estudo do material coletado na revisão de literatura. Aponta que a formação de professores para a diversidade é, junto com os avanços na legislação, um potente instrumento que pode ser utilizado para mudança da realidade violenta vivida pela população LGBTQIA+.