CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA QUEER PARA POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autores

  • Marcelo Villela Petersen Unimes
  • Juliana Fonseca de Oliveira Neri Unimes

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1265

Palavras-chave:

Currículo, Políticas Públicas, Pedagogia Queer, Educação Sexual, Educação em Direitos Humanos

Resumo

O presente trabalho é parte de um mestrado profissional em desenvolvimento que analisa limites das políticas curriculares para a efetivação da educação em direitos humanos e da educação sexual emancipatória, propondo possibilidades da pedagogia queer para contribuir na reversão desse cenário. Utiliza parte da revisão de literatura narrativa (Rother, 2007) de abordagem qualitativa (Chizzotti, 2014) com o objetivo de apresentar as contribuições da pedagogia queer resultantes de uma revisão de literatura. Discute limitações da abordagem de questões de gênero e sexualidade no ensino fundamental, mas sinaliza possibilidades e alternativas reunidas no estudo do material coletado na revisão de literatura. Aponta que a formação de professores para a diversidade é, junto com os avanços na legislação, um potente instrumento que pode ser utilizado para mudança da realidade violenta vivida pela população LGBTQIA+.

Biografia do Autor

Marcelo Villela Petersen, Unimes

Graduação em Letras, Mestrando na Unimes. 

Juliana Fonseca de Oliveira Neri, Unimes

Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP), Professora na Unimes. 

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Publicado

2024-04-07

Como Citar

Petersen, M. V., & Neri, J. F. de O. (2024). CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA QUEER PARA POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–05. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1265

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