MÍDIA E ESTUDOS DE GÊNERO

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO NO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

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Palavras-chave:

Publicidade, Metodologias feministas, Leitura crítica da Mídia, Mídia Tática, Gênero

Resumo

O artigo versa sobre um relato de experiência realizado no curso de Publicidade e Propaganda da UFPE. O saber da publicidade é fortemente constituído pela ótica de mercado e lógica dos preceitos neoliberais, na qual o ideal de aprendizagem se foca em estereótipos redutores. Dessa forma, propusemos a aplicação de metodologias feministas e híbridas, especialmente, a leitura crítica da mídia (CHRISTOFOLETTI; MOTTA, 2008) e a mídia tática (GARCIA; LOVINK, 1997) na subversão da racionalidade dominante. A experiência decorreu junto à componente “Comunicação e Gênero”, que possui ementa pautada à luz do pensamento de Butler (2003) e Scott (1995), associada a metodologias participativas e técnicas de trabalhos em grupos (ADRIÃO, 2014). Com efeito, buscamos promover uma ponte dialógica entre a teoria e a prática dos movimentos sociais na construção de uma mídia politicamente engajada. Como resultados, apresentaremos o uso das metodologias citadas na produção e no ensino de um outro fazer publicitário.

Biografia do Autor

Soraya Barreto Januário, Universidade Federal de Pernambuco

Professora doutora do Departamento de Comunicação, pela Universidade Federal de Pernambuco, Coordenadora Observatório de Mídia: Gênero, Democracia e Direitos Humanos da UFPE

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Publicado

2023-09-03

Como Citar

Barreto Januário, S. (2023). MÍDIA E ESTUDOS DE GÊNERO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO NO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 1(1), 86–107. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisdoseminarioeducacaodiversid/article/view/794

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