FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA

Visualizações: 207

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.452

Palavras-chave:

Formação Docente Tecnologias; Pós-Pandemia; Eixo Crisional Educativo

Resumo

Este artigo aborda as discussões sobre o uso das tecnologias por docentes na pandemia, a fim de compreender se houve alguma estratégia formativa durante este contexto e como eles prosseguiram nessas “novas” formas de “ensinar”. Para isso, essa pesquisa direcionou-se a “ouvir” através da ferramenta WhatsApp Web cinco docentes sobre seus métodos tecnológicos para dar conta das aulas remotas no período da pandemia, O estudo toma como base as indicações de KUHN, 2013 referente as definições sobre paradigmas contemporâneos e possíveis anomalias na educação, compreendendo que o cenário pandêmico asseverou o uso de ferramentas tecnológicas, mídias digitais e internet como meio de auxiliar o ensino remoto.  Em seguida, analisa-se os processos formativos adotados pelos professores para suportar ações pedagógicas nos dois momentos. Concluímos neste estudo que o desafio dos docentes nesse contexto, consiste em articular o fazer pedagógico na era das tecnologias, sem desviar o papel imprescindível do professor como mediador e problematizador do conhecimento, que possibilita agir de maneira crítica em relação ao que a internet e as tecnologias disponibilizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Cristina Souza de Mattos, Prefeitura do Rio de Janeiro

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e demandas Populares (PPGDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro – UFRRJ. Professora da educação básica no Município do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Souza de Mattos, M. C. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA . VERUM: Revista De Iniciação Científica, 2(3), 24–37. https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.452

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.