OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

DISCUSSÕES SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO NOROESTE PAULISTANO

Visualizações: 250

Autores

  • Ana Carolina Vila Ramos dos Santos Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0001-7270-2448
  • Carolina Rocha Pradella Universidade de Brasília
  • Renato Marcon Pugliese Universidade de São Paulo
  • Tatiana Aparecida Picosque Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

região do Noroeste Paulistano, educação, políticas públicas, desigualdades

Resumo

O relato de pesquisa retrata parte das condições estruturais que atravessam a educação pública na região Noroeste Paulistana, as quais atuam no acesso e na permanência do quadro discente no âmbito escolar. Como braço de um projeto maior o qual envolve a constituição de um Observatório de Políticas Públicas da região, este primeiro mapeamento buscou traçar condicionantes e balizadores estruturais socioeconômicos para subsidiar o debate acerca das políticas públicas educacionais, alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4 da Agenda 2030 (Educação de qualidade) e com o Plano Nacional de Educação - PNE (BRASIL, 2014). A metodologia utilizada respaldou-se no levantamento de dados oficiais por meio de plataformas de transparência, de páginas institucionais, de dados noticiados pela imprensa e de conversas com gestores
escolares. O retrato desenhado da região Noroeste Paulistana aponta duas tendências claras: a heterogeneidade da região do ponto de vista do acesso a políticas públicas e a direitos, e a histórica precarização da “periferia da periferia”, amplas áreas da região que historicamente registram déficits no acesso a direitos, dentre eles ao da educação. Pensamos que tais assimetrias encontradas na região Noroeste Paulistana deveriam ser consideradas quando houvesse a implementação de políticas públicas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Vila Ramos dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Sociologia pela UNICAMP (2013), Mestre em Sociologia pela UNICAMP (2008) e bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia Ambiental, Pensamento social brasileiro e Sociologia Rural. Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo, campus São Paulo Pirituba e desenvolve pesquisas que refletem as relações entre juventude, feminismo eperiferia.E-mail: carolina.vila@ifsp.edu.br

Carolina Rocha Pradella, Universidade de Brasília

Universidade de Braília

 

Renato Marcon Pugliese, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Tatiana Aparecida Picosque, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Referências

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2014. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm . Acesso em 18/01/2019.

CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. Educação em Tempo Integral. São Paulo: Cidade Escola Aprendiz, 2014. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/glossario/educacao-em-tempo-integral/ . Acesso em 01/07/2020.

INEP. O que são as metas de qualidade educacional. Brasília: MEC, s/d. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/ideb/metas . Acessado em 12/11/2019.

INSTITUTO SOU DA PAZ. Sou da Paz analisa estatísticas criminais do Estado de São Paulo. Panorama 2018. Disponível em: www.soudapaz.org. Acesso em 04/12/2019.

MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília, 2010.

NERY, Marcelo; SOUZA, Altay; ADORNO, Sérgio. Os padrões urbano-demográficos da capital paulista. In: ESTUDOS AVANÇADOS, v. 33, n.97, 2019.

OSTLER, Denise de Almeida. ESCOLA E PROGRAMA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: AbORDAGENS E SINGULARIDADES. São Paulo: Cadernos de Educação, v. 16, n. 33, jul.- dez. 2017. Disponível em https://www.metodista.br/revistas/revistasims /index.php/ cadernosdeeducacao /article/viewFile/8450/6019 . Acesso em 01/07/2020.

REDE NOSSA SÃO PAULO. Mapa da Desigualdade 2018. Disponível em: www.redesocialdecidades.org.br/br/SP/sao-paulo . Acesso em 04/12/2019.

SEE. Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado de São Paulo. Saresp 2011. Participe! São Paulo, 29/11/2011. Disponível em:

https://www.educacao.sp.gov.br/noticia/podcast/saresp-2011-participe/ . Acesso em 10/11/2019.

SEE. Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado de São Paulo. Programa de Qualidade da Escola. Nota Técnica. São Paulo, 2019a. Disponível em http://idesp.edunet.sp.gov.br/Arquivos/Nota%20tecnica_2018.pdf , acesso em 12/11/2019.

SEE. Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado de São Paulo. Dados abertos da Educação. São Paulo, 2019b. Disponível em

https://dados.educacao.sp.gov.br/dataset/%C3%ADndice-de-desenvolvimento-daeduca%C3%A7%C3%A3o-do-estado-de-s%C3%A3o-paulo-idesp-por-escola , acesso em 10/12/2019.

SEE. Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado de São Paulo. IDESP. São Paulo, s/d. Disponível em https://www.educacao.sp.gov.br/idesp , acesso em 12/11/2019.

SEE. Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado de São Paulo. Escola de Tempo Integral. São Paulo, s/da. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/escola-tempointegral . Acesso em 01/07/2020.

SEE-RS. Secretaria de Estado da Educação. Governo do Rio Grande do Sul. Reformas em escolas: investimentos na Wolmar Salton totalizam R$ 920 mil. Porto Alegre: SEE-RS, 2017. Disponível em https://educacao.rs.gov.br/reformas-em-escolas-investimentos-na-wolmarsalton-totalizam-r-920-mil . Acesso em 01/07/2020.

SME. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura da Cidade de São Paulo. IDEP – Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana. São Paulo, 2019. Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/indice-de-desenvolvimento-da-educacao-paulistanaidep/ , acesso em 20/11/2019.

SOUZA, Ludmilla. Educação integral é meta do Plano Nacional de Educação. Brasília: Agência Brasil, 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-08/educacao-integral-e-meta-do-plano-nacional-de-educacao . Acesso em 01/07/2020.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Observatório do PNE. 2018. Disponível em https://www.observatoriodopne.org.br/ . Acesso em 01/07/2020.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Santos, A. C. V. R. dos, Pradella, C. R., Pugliese, R. M., & Aparecida Picosque, T. (2021). OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: DISCUSSÕES SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO NOROESTE PAULISTANO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/74

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.