A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Coleção Projeto Araribá

Visualizações: 424

Autores

  • Daliane Kulmann Rodrigues Universidade Federal do Pampa
  • Gabriel da Rosa Etcheverria Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0009-0007-8623-8130
  • Thiago Abrelino Paula dos Santos Universidade Federal do Pampa
  • Edson Romário Monteiro Paniagua Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v1i3.18

Palavras-chave:

Livro Didático, Identidade, História

Resumo

O presente estudo busca analisar através da pesquisa dos livros didáticos de História da Coleção Projeto Araribá - Editora Moderna, PNLD 2017-2019, a concepção de identidade nacional expressa através do conteúdo do livro. Didática, pedagogia, identidade nacional, livro didático são conceitos interligados dentro da perspectiva da construção de um projeto político cultural de um Estado, estando muitas vezes ligado a uma política governamental para criar uma esfera patriótica em volta da Nação e auxiliar o governo a deliberar o seu projeto de política de Estado. Esta forma de construção ocorreu no Brasil. O artigo é apresentado em três momentos. Primeiramente traçamos um histórico da construção do livro didático e as percepções tanto quanto ao uso como para construção de uma identidade nacional através do seu conteúdo. Em seguida, procuramos traçar o papel do historiador como uma fonte prática de criação e execução de uma identidade nacional dentro deste processo macro.
Por fim analisamos uma coleção de livros didáticos contemporâneo que segue a diretriz do PNLD para observarmos se existe uma construção de uma ideia de identidade nacional através dos conteúdos sobre a história do Brasil e que tipo de identidade possa passar através do texto escrito e iconográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daliane Kulmann Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, pela Universidade Federal do Pampa -Unipampa, campus São Borja. Pesquisa sobre Ciências Humanas e Interdisciplinaridade. dkrodrigues97@gmail.com

Gabriel da Rosa Etcheverria, Universidade Federal do Pampa

Graduando do curso Licenciatura em Ciências Humanas, pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Pesquisa sobre Ciências Humanas e Interdisciplinaridade. E-mail: gabrel.etcheverria@gmail.com

Thiago Abrelino Paula dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, pela Universidade Federal do Pampa -Unipampa, campus São Borja. Pesquisa sobre Ciências Humanas e Interdisciplinaridade. dossantosthiago610@gmail.com

Edson Romário Monteiro Paniagua, Universidade Federal do Pampa

Profº Drº Edson Romario Monteiro Paniagua. Profº Adjunto da Universidade Federal do Pampa, campus São Broja/RS –Brasil.Pesquisa sobre CiênciasHumanas e Interdisciplinaridade. E-mail: edsonpaniagua@unipampa.edu.br      

Referências

APOLINÁRIO, Maria Raquel (org.). Projeto Araribá História 6 a 9º ano. Editora Moderna. 4ed. São Paulo, 2014

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. São Paulo, 1993. Tese de Doutorado – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo.

BRASIL. EDITAL DE CONVOCAÇÃO 04/2015 – CGPLI. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional Do Livro Didático PNLD 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php option=com_ docman&view =download&alias=39561- pnld-2018-edital-pdf&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 07/2019.

BRASIL. Decreto-Lei Nº 4.244, 1942. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942- 414155-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 07/2019.

CHOPPIN, Alain. Revista a História da Educação. Vol. 6, Nº.11 (jan/jun.), 2002.

Da SILVA, Jeferson Rodrigo. DE ANÔNIMO A BEST-SELLER: digressões sobre o sucesso do Projeto Araribá - História no PNLD de 2008, Revista Tempo e Argumento, v. 4, n. 2, p105. jul./dez. 2012 DOI: https://doi.org/10.5965/2175180304022012102

FILGUEIRAS, Juliana Miranda. As políticas para o livro didático durante a ditadura militar: Florianópolis Colted e a Fename. História Educação. Porto Alegre, v. 19, n. 45, p. 85-102, jan.-abr., 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/44800

FIORIN, João Luiz. A construção da identidade nacional brasileira - Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2009.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Editora Papirus, São Paulo, 2003

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2006.

MATOS, Júlia Silveira. A história nos livros didáticos: o papel das políticas governamentais na produção e veiculação do saber histórico. Revista Historiæ, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 51-74, 2012.

MELO, Victor Andrade de. Garrincha x Pelé: Futebol, cinema, literatura e a construção da identidade nacional. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 281-285, out.-dez. 2006.

PILETTI, Claudino. Didática Geral. São Paulo: Ática, 2004.

PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008.

PINSKY, Jaime (org.). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2001.

RÜSEN, Jorn. Razão Histórica. Teoria da História: Fundamento da ciência histórica. Brasília: Editora: Universidade de Brasília. 2001.

WENDT, Wanessa Tag. A república nos livros didáticos de História da Era Vargas (1938 - 1945). Porto Alegre, 2015. Dissertação de Mestrado em História - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Kulmann Rodrigues, D., Etcheverria, G. da R., Santos, T. A. P. dos, & Paniagua, E. R. M. (2021). A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá. Revista De Estudos Interdisciplinares , 1(3). https://doi.org/10.56579/rei.v1i3.18

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.