FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1490

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Profissional, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo revisa os modelos de formação de professores, destacando a interseção entre o desenvolvimento profissional e a profissionalidade docente. Apresenta uma análise de modelos teóricos propostos por diversos autores, como Unruh e Turner, Katz e Gregorc e Bolam, entre outros. O foco recai sobre a formação de professores para a educação profissional e tecnológica no Brasil, com uma abordagem histórica e a consideração das influências das políticas públicas e da indústria na preparação dos docentes. A expansão da educação profissional é explorada em sua conexão com a legislação brasileira, enfatizando a necessidade de uma formação que integre teoria e prática, bem como conhecimentos específicos e pedagógicos. O artigo provoca uma reflexão sobre a importância de políticas públicas que promovam uma formação docente qualificada, capaz de responder às demandas dos cursos técnicos e tecnológicos. Finaliza discutindo que a complexidade do desenvolvimento profissional docente exige uma formação que contemple tanto o crescimento na carreira quanto o fortalecimento da identidade e ética profissional.

 

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Biografia do Autor

Alfredo Bravo Marques Pinheiro, Faculdade de Cachoeiro de Itapemirim

Doutor e Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, Portugal. E-mail:alfredobravo1@yahoo.com.br

Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo Pinheiro, Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal, onde concluiu o pós-doutoramento, também em Ciências da Educação. Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José; Pós-graduação lato sensu em Geografia Humana, Pós-graduação lato sensu em Geografia e Planejamento Ambiental pela PUC/MG e Mestrado em Geografia- Organização Humana do Espaço, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É avaliada de curso e institucional do INEP/MEC; professora da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim, da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim e da Faculdade América. Atua em diferentes cursos de pós-graduação lato sensu no sul do estado do Espírito Santo. Professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim. Secretaria Municipal de Educação na gestão 2009-2012. Vice-presidente da UNDIME-ES, no período de setembro de 2012 a abril de 2013 e Gestora do Centro de Formação de Professores Dr. Dirceu Cardoso- CECAPEB, em Cachoeiro de Itapemirim, ES, no ano de 2013. investigadora Associada da RAIFIAES RED ACADÉMICA. Professora pesquisadora com projetos financiados pela FAPES. Dedica-se aos estudos voltados para a Educação Integral, o Desenvolvimento Humano e Sustentável, a Educação Patrimonial e as Políticas Públicas de Educacionais.

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Publicado

2025-02-12

Como Citar

Pinheiro, A. B. M., & Pinheiro, M. D. da S. L. B. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–21. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1490

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