SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

REVISÃO DE LITERATURA

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Autores

Palavras-chave:

Ciências sociais, Disciplina, Educação, Licenciatura

Resumo

A Sociologia é considerada integrante da área das ciências humanas, cujo possui o objetivo de estudar o comportamento das relações humanas que se encontram presentes em grupos e associações. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura a fim de identificar o desenvolvimento da Sociologia desde a publicação da lei de obrigação da disciplina no ensino médio. Foi realizada uma pesquisa de revisão de literatura nas plataformas de dados do Google Acadêmico e na Biblioteca Eletrônica Científica Online - Scientific Electronic Library Online (SCIELO), através das palavras-chave: “ensino médio” e “licenciatura em Sociologia”, intercaladas através do termo booleano AND. Foram selecionados artigos científicos com publicações de 2009 a 2020 que abordavam o ensino da Sociologia no ensino médio no Brasil e que possuiam acesso gratuito. Como critérios de exclusão foram dissertações, teses, artigos que possuíssem acesso somente ao título e que relacionavam outras licenciaturas com a Sociologia. Na aplicação das palavras-chave “ensino médio” AND “licenciatura em Sociologia” a pesquisa retornou com 366 documentos. Após a inclusão dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados nove artigos elegíveis para compor esta revisão. A Sociologia passou por diversos vieses ao longo de sua implementação, desde uma ciência considerada como importante para a formação de cidadãos até uma disciplina negligenciada, mas um dos seus grandes avanços foi à criação da lei que obrigou que todas as escolas tanto privadas quanto públicas tivessem em sua grade curricular a disciplina em questão. A partir da publicação dessa lei a Sociologia se desenvolveu consideravelmente e professores formados em Sociologia começaram a ganhar espaço no meio acadêmico, não muito, mas já um começo.

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Biografia do Autor

Renan Nunes Aguiar, Universidade de Franca

Mestrando em Promoção de Saúde, pela Universidade de Franca –UNIFRAN. Discente do curso de Sociologia do Centro Universitário Internacional –UNINTER.E-mail: renannunesaguiar15@hotmail.com

Referências

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº 1, de 15 de maio de 2009. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_cne_ceb001_2009.pdf. Acesso em: 24 maio 2020.

RAIZER, L; SANTAGADA, S.; MEIRELLES, M. A recente historia do retorno da Sociologia ao Ensino Médio: mobilização politica, atores e conquistas. In: MEIRELLES, M; PEREIRA, L. H; RAIZER, L. O Ensino de Sociologia no RS: repensando o lugar da Sociologia. Porto Alegre: EVANGRAF/UFRGS, v. 01, p. 87-98, 2013.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Aguiar, R. N. (2021). SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/103

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

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