Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista de Estudos Interdisciplinares criada no ano de 2019, tem como foco principal promover a convergência e a interação entre diversas áreas do conhecimento a partir de diálogos interdisciplinares. Seu objetivo é disseminar informação através da publicação de artigos originais que apresentem resultados e/ou trajetórias relevantes de pesquisas e desenvolvimentos conduzidos por pesquisadores com paradigma relevante em sua área do conhecimento. A revista busca propiciar um ambiente de debate enriquecedor entre quem escreve e quem lê autores e leitores, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo do saber através de pesquisas e relatos de experiências que envolvam a grande área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. 

A Revista de Estudos Interdisciplinares aceita contribuições que abordem, mas não se limitem, aos seguintes tópicos:

  • Artigos que apresentem resultados inovadores e relevantes nas áreas mencionadas.
  • Contribuições que promovam o diálogo entre diferentes disciplinas, estimulando a análise crítica e a discussão construtiva de novas perspectivas interdisciplinares.
  • Artigos que possam contribuir para a formação acadêmica, científica e profissional de discentes de iniciação científica, bem como análises e produções que se vinculem ao campo técnico das produções no âmbito das pós-graduações stricto sensu profissionais.
  • Estudos que abordem questões atuais e desafios enfrentados nas diversas áreas representadas na revista, sobretudo em questões de classe, raça, geração, etnia, deficiências, sexualidade e estudos do Sul global.

A Revista de Estudos Interdisciplinares busca ser um espaço inclusivo e dinâmico para a promoção do conhecimento, incentivando a colaboração entre diferentes campos do saber, sobretudo, promovendo a construção de novos paradigmas interdisciplinares. 

A Revista de Estudos Interdisciplinares recebeu qualis A3 na avaliação quadrienal 2017-2020, demonstrando a sua relevância acadêmica e qualidade das pesquisas publicadas. 

TRABALHOS ACEITOS
A Revista de Estudos Interdisciplinares aceita os seguintes trabalhos:

  • ARTIGOS
  • ARTIGO DE DADOS
  • ENSAIOS
  • ENTREVISTAS
  • PRODUTOS TÉCNICOS
  • RESENHAS

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
O processo de avaliação de artigos submetidos à Revista de Estudos Interdisciplinares compreende algumas etapas:

1. Avaliação preliminar de adequação - os editores avaliam o formato e adequação do arquivo submetido a partir das regras de normalização, formatação e titulação exigidas, e uso de sistema de detecção de similaridades. Os textos que não se enquadrarem serão arquivados.

IMPORTANTE: Os trabalhos submetidos que não estiverem de acordo com as normas da Revista de Estudos Interdisciplinares serão reprovados e os autores/as serão notificados a realizarem uma nova submissão.

A Revista de Estudos Interdisciplinares não aceita trabalhos que estejam sendo avaliados por outro periódico. Em casos de trabalhos publicados parcialmente em eventos seja na forma de resumo, resumo expandido e/ou artigo deve ser informado em nota de rodapé que o texto foi previamente publicado e passou por significativas modificações e, portanto, atende aos critérios de ineditismo.

2. Avaliação preliminar de potencial de publicação, realizada pelos editores, que examina a adequação do artigo à linha editorial da revista e seu potencial de publicação, baseado na contribuição que oferece para o avanço do conhecimento na sua área de especialidade. Após ser constatada a admissibilidade da submissão passamos para a etapa de avaliação.

3. Avaliação realizada pelo sistema de dupla revisão cega, em que dois (no mínimo) especialistas, ao avaliarem o trabalho, desconhecendo sua autoria, elaboram comentários e sugestões de aperfeiçoamento. Podendo ser aprovado, aprovado com modificações (as quais o autor deverá corrigir os itens apontados pelos pareceristas, passível de publicação após o cumprimento das recomendações) ou reprovado. Os artigos serão avaliados por, pelo menos, dois/duas pareceristas, em caso de pareceres muito divergentes entre si, será encaminhado para um terceiro parecerista. Mantendo a discrepância nos pareceres, caberá ao editor-chefe o parecer final.

O processo de avaliação por pareceres é indicado que aconteça em até 15 dias após o recebimento do manuscrito, sendo emitido mais dois lembretes com ampliação do prazo pelo mesmo período. Decorrido o tempo, caso o trabalho ainda não tenha sido avaliado, esse será encaminhado a outro parecerista.

O fluxograma das etapas editoriais da Revista de Estudos Interdisciplinares está disponível aqui.

 

PERIODICIDADE
Desde sua criação no ano de 2019 até dezembro de 2023, a Revista de Estudos Interdisciplinares publicou edições bimestrais e, quando necessário, edições especiais com dossiês temáticos. A partir de janeiro de 2024, a Revista de Estudos Interdisciplinares passou a adotar a publicação em fluxo contínuo, objetivando reduzir o tempo entre submissão, avaliação e publicação. Destaca-se que esse processo mantém a revista com abertura para recebimento de dossiês temáticos.

TAXA DE PUBLICAÇÃO

A Revista de Estudos Interdisciplinares cobra taxa de publicação dos seus artigos. Cobra dos autores uma contribuição no valor de R$ 350,00 até 31 de outubro de 2024, a partir de 01 de novembro de 2024 o valor da taxa de publicação será R$ 600,00 para auxiliar nas taxas de edição e manutenção da plataforma. Destacamos que não possuímos financiamento de nenhuma instituição pública ou privada e só conseguimos manter nossas atividades através da contribuição dos autores. A taxa passará a custear as despesas de correção ortográfica e gramatical junto que será implementada a partir de novembro de 2023. 

Além disso, pontuamos que a taxa só deverá ser paga quando o artigo entrar em fase de editoração. Em um momento em que a ciência vem sofrendo duros ataques e diversas revistas descontinuando suas atividades, nós optamos por pedir a colaboração para continuarmos auxiliando na divulgação científica e incentivando jovens pesquisadores.

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.
Esta licença permite:

  •  Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material) para qualquer finalidade, inclusive fins comerciais.
  • O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que sejam respeitados os termos da licença, que são os seguintes:
  • Atribuição: É necessário fornecer o crédito apropriado, incluir um link para a licença e indicar se foram realizadas modificações. Isso pode ser feito de diversas maneiras, sem, no entanto, insinuar que o licenciador (ou autor original) endossa o uso específico.
  • Sem restrições adicionais: Não é permitido aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente os outros de fazerem algo permitido pela licença.

CONFLITOS DE INTERESSE
Os conflitos de interesses pode manifestar-se em diversas esferas, incluindo a pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Na Revista de Estudos Interdisciplinares, primamos pelos mais altos padrões éticos, reconhecendo a importância de lidar proativamente com potenciais conflitos de interesse.

Autores: Ao submeter um manuscrito, os autores têm a responsabilidade de identificar e divulgar qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar o trabalho. Caso exista, mesmo que de forma potencial, um conflito de interesse, os/as autores/as devem informá-lo devidamente. Esta divulgação deve ser feita por meio do campo específico disponível no sistema "Comentários ao Editor" que será anexado como documento suplementar ao artigo.

Avaliadores Ad Hoc: Caso seja identificado algum conflito de interesse por parte dos avaliadores/as ad hoc, o Comitê Editorial tomará medidas apropriadas, encaminhando o manuscrito para avaliação por outra pessoa especialista, garantindo assim a imparcialidade e a integridade do processo de revisão. Essas práticas reforçam o compromisso da revista com a transparência e a excelência ética em todas as etapas do seu fluxo editorial.

DIRETRIZES SOBRE ÉTICA NA PESQUISA E NAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

A Revista de Estudos Interdisciplinares Committee on Publication Ethics (COPE). 

Já a prática dos editores está amparada através do Código de Práticas Editoriais do COPE.  

INDEXADORES E VISIBILIDADE

Um dos principais objetivos da Revista de Estudos Interdisciplinares é exercer influência e contribuir para o debate em torno das temáticas e áreas de pesquisa interdisciplinar e educacional, bem como em campos correlatos. Nesse sentido, a Equipe Editorial tem concentrado esforços para aumentar a visibilidade e reconhecimento da revista dentro da comunidade científica.

Com essa perspectiva em mente, a equipe editorial tem trabalhado ativamente para integrar a revista em diversos espaços de consulta, busca e recuperação de informações amplamente utilizados pela comunidade científica. Abaixo estão algumas plataformas que estamos vinculados atualmente.

Indexadores