A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

REFLEXÕES A PARTIR DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS E ESTÁGIO CURRICULAR

Visualizações: 535

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.997

Palabras clave:

Articulação teoria e prática, Docência, Realidade escolar

Resumen

O presente artigo tem como objetivo reconhecer a importância articulação entre teoria e prática na formação de professores, a partir das experiências vivenciadas nos estágios curriculares e nos programas institucionais, PIBID e Residência Pedagógica. Para tanto, para entendermos a relevância desta articulação utilizou-se como fundamentação teórica os seguintes autores: Formação de professores, Corrêa (2021); saberes docentes, Gauthier (1998), aprendizagem da docência, Mizukami (2011); Estágio, Pimenta (2011). Além disso, realizou-se aplicação de questionário semi-estruturado aos bolsistas participantes dos dois programas acima mencionados. As entrevistas demonstraram que os programas fomentam a articulação entre teoria e prática, e, oportuniza o engajamento profissional, na medida em que as vivências no cotidiano da sala de aula geram um grande impacto na formação acadêmico-profissional do futuro docente. Dentre os pontos relevantes, destaca-se: Aproximação com a realidade escolar; Observação e reflexão sobre a prática pedagógica e a especificidade da profissão docente; Experiência prática e desenvolvimento de habilidades; Aprendizado colaborativo; Construção de redes profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rose Mara Bilhalva Santiago, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do Curso de Ciências Humanas - Licenciatura.  Bolsista voluntária do Programa Residência Pedagógica.

Claudete Robalos da Cruz, Universidade Federal do Pampa

Profa. Dra. em Educação. Docente do Curso de Ciências Humanas

Citas

BRASIL. Presidência Da República. Casa Civil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei Número 9.394 de 20 dez 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 10 ago 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 15out2023

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução no 2, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/calendario-de-reunioes/30000-uncategorised/77781-resolucoes-cp-2019. Acesso em: 20 set.2023.

CORRÊA C. Formação de professores e o estágio supervisionado: tecendo diálogos, mediando a aprendizagem. Educ rev [Internet]. 2021;37:e 29817. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/pjSCdw3yLypv6zYPN9qKhvL#. Acesso em: 15out2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469829817

GAUTHIER, C; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UniJuí, 1998.

GUERTA, R. S.; CAMARGO, C. C. DE .. Comunidade de aprendizagem da docência em estágio curricular obrigatório: aprendizagens evidenciadas pelos licenciandos. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 3, p. 605–621, jul. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320150030006

MIZUKAMI, M. da G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, 29(2), 33–50. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em 21set2023.

PEREIRA, J. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação. Santa Maria. Vol 36, n.2, p.203-218, maio/agosto. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3184 Acesso em 05nov2023.] DOI: https://doi.org/10.5902/198464443184

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, D. M. S. DA .; FALCOMER, V. A. DA S.; PORTO, F. DE S.. As contribuições do Pibid para o desenvolvimento dos saberes docentes: a experiência da Licenciatura em Ciências Naturais, Universidade de Brasília. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 20, p. e9526, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/J5CCpBY8L39H4QLJsYqHW4H/#. Acesso em 30out2023 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-211720182001024

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Docente. Petrópolis: Vozes, 2002.

UNIPAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Humanas – Licenciatura. São Borja. 2023. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciashumanas/pagina_fixa/ppc/. Acesso em abr.2023

Publicado

2023-12-07

Cómo citar

Santiago, R. M. B., & Cruz, C. R. da. (2023). A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS E ESTÁGIO CURRICULAR. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(6), 368–379. https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.997

Artículos similares

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.