“AJOELHA E CHORA”
A SUBALTERNIZAÇÃO DA FIGURA FEMININA E AS REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO MACHISTA NA MÚSICA GAÚCHA
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https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.823Palabras clave:
Música, Feminismo; Mulheres; Violência.Resumen
Mesmo diante dos avanços sociais e jurídicos, ainda se vive sob domínio patriarcal. Nesse sentido, a partir de uma análise da música “ajoelha e chora”, da Banda gaúcha Tchê Garotos, busca-se verificar como fatores culturais e históricos influenciam na construção identitária das mulheres em torno de elementos que permitem a exposição dos corpos femininos a todos os tipos de violência, dentre as quais a objetificação. Metodologicamente opera-se nas premissas da dialética ancorada em estudos bibliográficos. Nesse contexto, essa pesquisa está focada na análise do lugar simbólico ocupado pelas mulheres na cultura gaúcha, a partir de um dos seus mais importantes meios de afirmação e divulgação, que é a música regional. Para tanto, parte-se de uma análise sobre o próprio papel da música como instrumento de manifestação, criação e afirmação de valores culturais. Os resultados apontam para a manutenção, no âmbito das expressões culturais, especialmente a música, de elementos associados ao machismo, a objetificação e desumanização das mulheres, além, fatores incompatíveis com uma sociedade democrática, plural e igualitária.
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