A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO
AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Visualizações: 619DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.738Palabras clave:
Educação Inclusiva; Martha Nussbaum; Brasil.Resumen
A educação inclusiva é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque no âmbito da educação. A inclusão é um princípio fundamental que visa garantir o direito de todas as pessoas à educação, independentemente de suas diferenças e peculiaridades. Nesse contexto, a teoria das capacidades de Martha Nussbaum se destaca como uma abordagem filosófica que pode contribuir significativamente para a discussão sobre educação inclusiva. Neste artigo, apresentaremos as principais ideias da teoria das capacidades de Martha Nussbaum e sua relação com a educação inclusiva. Inicialmente, abordaremos alguns conceitos fundamentais da teoria. Em seguida, discutiremos a relação entre a teoria das capacidades e a educação inclusiva, destacando os desafios e as possibilidades que essa abordagem oferece para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo.
Descargas
Citas
AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. DIFERENÇAS E PRECONCEITOS NA ESCOLA: Alternativas teóricas e Práticas. Julio Groppa Aquino (org.) São Paulo Summus Editorial, 1998.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Decreto 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinada em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 3, 26 ago. 2009.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 127, p. 2, 7 jul. 2015.
DOMINGOS, Suzane C. A atuação da gestão pedagógica como ponto principal para promoção da qualidade na educação pública. Diálogos freireanos: currículo, práticas pedagógicas e formação docente. Cadernos para o professor. Secretaria de Educação de Juiz de Fora, Ano XXVIII Nº 42 – 2021.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Integração x Inclusão: Escola (de qualidade) para Todos. Universidade Estadual de Campinas, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade-LEPED/UNICAMP, 1993.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar. Campinas: Leped/Unicamp, 2002.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? Editora Moderna – 1º Edição. Universidade Federal de Goiás, 2014.
NEDER, Erika. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5.357: uma análise à luz da Teoria das Capacidades de Martha Nussbaum. Editora Perensin, Juiz de Fora, 2022. DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.738
NUSSBAUM, Martha. Fronteiras da justiça: deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.