NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO

ORIGEM, MOVIMENTO E RESISTÊNCIA

Visualizações: 1153

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.589

Palabras clave:

EDUCAÇÃO, GOLPE, NEOLIBERALISMO, REFORMAS EDUCACIONAIS

Resumen

O presente texto tem como perspectiva analisar a influência do neoliberalismo como uma ideologia que coordena a educação pública moderna no cenário brasileiro e em países latino-americanos. Nesse sentido, as discussões se realizam a partir da compreensão e aprofundamento teórico acerca do papel do neoliberalismo para a consolidação do capitalismo, bem como na sua interferência direta na concepção de educação presente nas gestões educacional no âmbito nacional, que, por conseguinte se ramifica para os estados subnacionais. Desta forma, esse texto se caracteriza a partir do referencial teórico de Harvey (2008), Ianni (1998), Gentili (1996; 2013), Freitas (2016; 2018; 2022) onde a partir de formações distintas discutem o modo como o neoliberalismo tem perpetrado na sociedade contemporânea e, portanto, na educação. Como conclusão o texto apresenta que a hegemonia neoliberal apresenta uma corrosão do sistema público, retirando da escola pública o seu potencial educativo, a autonomia e a democracia, tornando-a como um espaço de formação que não considera o ser humano em sua totalidade. Entretanto, faz necessário ressaltar que esse processo apesar de amplamente difundido encontra um espaço de resistência por parte dos profissionais da educação que lutam por uma escola pública plural, democrática e de qualidade socialmente referenciada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Darluce Andrade de Queiroz Muniz , UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Marcelo Soares Pereira da Silva , Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Lyvia Fernanda Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Raquel Silva Borges , Universidade Federal de Uberlândia

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Citas

ALVES, Geovani. Notas sobre o Golpe de 2016 no Brasil Neodesenvolvimentismo ou Crônica de Uma Morte Anunciada. LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA, Lurdes (Org). A crise da democracia brasileira. v. I, Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

BEZERRA NETO, Luiz e SANTOS, Flávio dos Reis. Agosto de 2016: a verdadeira face do golpe de Estado no Brasil. LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA, Lurdes (Org). A crise da democracia brasileira. v. I, Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FREITAS. Luiz Carlos de. Anotações sobre a conjuntura e a política educacional Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2022/04/06/anotacoes-sobre-a-conjuntura-final/ Acessado em: 15 de maio de 2022.

FREITAS, Luiz Carlos de. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Cadernos Cedes, v. 36, p. 137-153, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622016160502

FRASER, Nancy. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Boitempo, 2020

FRASER, Nancy. Do neoliberalismo progressista a Trump – e além. Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 17 - N º 40 - Set./Dez. de 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2018v17n40p43

GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, T. T. da & GENTILI, P. (Orgs.). Escola S.A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE, 1996, p. 9-49.

GENTILI, Pablo e OLIVEIRA. Dalila Andrade. A procura da igualdade: dez anos de política educacional no Brasil. In: SADER, Emir (Org).10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. - São Paulo, SP: Boitempo; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil 2013. Págs. 253 -263

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. Ed. Loyola, 2008.

IANNI, Octavio. Neoliberalismo e nazi-fascismo. Crítica Marxista, São Paulo, Xamã, v.1,

n.7, 1998, p.112-120. DOI: https://doi.org/10.1115/1.2834290

LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa. São Paulo: Boitempo, 2019.

LIMA, Antonio Bosco de. O golpe. LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA, Lurdes (Org). A crise da democracia brasileira. v. I, Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

SAVIANI, Dermerval. PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise crítica da política do MEC. São Paulo: Autores Associados LTDA. 2009.

SAVIANI, Dermeval. A crise política no Brasil, o golpe e o papel da educação na resistência e na transformação. LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA, Lurdes (Org). A crise da democracia brasileira. v. I, Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. DOI: https://doi.org/10.29388/978-85-53111-28-2-0-f.27-46

Publicado

2023-07-29

Cómo citar

Andrade de Queiroz Muniz , D., Soares Pereira da Silva , M., Fernanda Leal, L., & Silva Borges , R. (2023). NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: ORIGEM, MOVIMENTO E RESISTÊNCIA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(3), 70–88. https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.589

Número

Sección

Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina

Artículos similares

<< < 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.