A MERENDA NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DO SAPS EM MEIO A TRAMAS SOCIAIS E ECONÔMICAS

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Palabras clave:

Merenda Escolar; Sociedade; Educação.

Resumen

O objetivo deste trabalho é discutir e apresentar a participação que o Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) criado na década de 1940 pelo Governo Federal teve na posterior instituição da Merenda Escolar no Brasil. O método de análise parte de levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações, utilizando-se como descritores termos ligados a temática, com olhar especial para vertentes correlacionadas a questões sociais e econômicas. O SAPS tinha como proposta inicial oferecer aos trabalhadores boa alimentação por um modesto valor por meio de restaurantes populares. Dentre os profissionais que estavam à frente do projeto destacavam-se um grupo de médicos nutrólogos, entre estes, Dante Costa, que se utiliza então de seu cargo na autarquia para introduzir a oferta de um desjejum aos escolares filhos dos trabalhadores frequentadores dos restaurantes. Este desjejum abriria a discussão para futura materialização de um projeto em escala maior, a oferta alimentar nas instituições de ensino brasileiras. A busca por apresentar a participação do SAPS na posterior criação e instauração da merenda escolar, visa também, evidenciar o cenário pertencente a criação das políticas de alimentação e como elas podem apresentar-se direcionadas a públicos específicos, sendo e estando historicamente envoltas a questões sociais e econômicas.

Palavras-chave: Merenda Escolar; Sociedade; Educação.

 

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Biografía del autor/a

Débora Ferreira Borges Barbosa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) – PGEDU/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba (MS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira (GEHEB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2022-10-21

Cómo citar

Ferreira Borges Barbosa, D. (2022). A MERENDA NA ESCOLA: A PARTICIPAÇÃO DO SAPS EM MEIO A TRAMAS SOCIAIS E ECONÔMICAS. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 4(2), 50–65. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/337

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