CULTURA, CONTROLE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Visualizações: 199Palabras clave:
Cibercultura; Controle; Cultura; Educação; Tecnologias Digitais.Resumen
O objetivo do presente trabalho busca apresentar a diversidade do termo cultura a partir da pesquisa bibliográfica constante no programa da disciplina cursadano Mestrado em Educação, com base em autores como, Foucault (2044), Laraia (2001), Lévy (1999), Sibilia (2002; 2012), entre outros,com reflexões sobre mídias, culturas, processos de aprendizagens e tecnologias digitais, constantes em tese de doutorado em andamento. O texto apresenta os diversos conceitos de cultura, assim como também discute a forma com que a cultura de massa dita padrões sociais e de consumo. Na educação, o trabalho docente é manipulado pelas políticas neoliberais, além de transformar a escola em um dispositivo vigiado. Neste contexto tão diversificado do conceito e dos diferentes tipos, nos quais a cultura pode se estabelecer e se configurar com diferentes olhares, entra-se no contexto de diversidade cultural. A escola sistematiza o processo de escolarização, influenciando na constituição dos modos de ser, agir e pensar dos sujeitos que nela circulam e, dependendo de como a forma de ensino for sistematizada e conduzida, a mesma influenciará no modelo de aluno que quer formar. E, assim a escola de hoje acaba se tornando um ambiente entediante para os estudantes do mundo hiperconectado, pois a presença dos aparatos digitais e tecnológicos que fazem parte da cultura dos jovens estudantes têm sido negligenciadas nas metodologias de ensino (por diversos motivos), tornando a escola, um ambiente distante do mundo hipercultural.
Descargas
Citas
BALL, Stephen J. Educação Global SA: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BOSI, Eclea. Cultura de massa e cultura popular. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.
DINIZ, Kênia Mendonça. O que a Barbie ensina para as crianças ?. Florianópolis: UFSC, 2015.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social contemporânea. 6. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora, v. 34, n. 3, 1999.
OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira. Cultura escolar: revisando conceitos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v.19, n.2, jul/dez. 2003.
OLIVEIRA, LUIZ Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2007.
RÜDIGER, Francisco. Cibercultura e pós-humanismo: exercícios de arqueologia e
Criticismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. 2ª edição. Porto Alegre: Sulina, 2013.
SERROY, Jean; LIPOVETSKY, Gilles. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.