A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO

Visualizações: 520

Autores/as

  • Sandro Augusto Reis Marques

Palabras clave:

Autismo; Alfabetização; Psicopedagogo; Ensino e aprendizagem.

Resumen

Nota-se que a psicopedagogia trabalha no contexto da aprendizagem, tendo como intuito o estudo da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem nesse processo. Nesse contexto, os alunos que possuem o transtorno do espectro autista, o profissional apresenta um papel imprescindível no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Assim o presente trabalho tem como objetivo a realização de um estudo sobre a importância do trabalho do psicopedagogo no contexto da alfabetização para os alunos que possuem autismo. Como metodologia, o trabalho teve como característica uma pesquisa bibliográfica, no qual foram consultados livros e artigos científicos da área, que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Como conclusão destaca-se que as práticas utilizadas e desenvolvidas pelo psicopedagogo, possibilitam que crianças que possuem TEA possam ao longo do tempo, “romper” as maiores dificuldades e o estágio no qual a criança se encontra porque as atividades adaptadas devem despertar o interesse do aluno fazendo com que este se encontre estimulado, para que aos poucos aconteça uma evolução gradual no processo do ato de ler e escrever.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES, Celso. O jogo e a Educação Infantil. Falar e dizer/ olhar e ver/ escutar e ouvir. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

BARBOSA, Laura Monte Serrat. A psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.

BARROCO, S. M. S.; TULESKI, S. C.; VIGOTSKI: O homem cultural e seus processos criativos. Psicologia da Educação, v. 24, p. 15-32, 2007.

BRASIL. Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: << http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>>. Acesso em: 2 mai. 2019.

CUNHA, A. E. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 4ª ed. – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

COSTA, F.A.D. Diário de Campo. Observação Participante. In: Práticas Pedagógicas Inclusivas na Educação Infantil: atividades lúdicas envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) 120 f. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

FREITAS, Ernani Cesar de; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

GIKOVATE. C. G. Autismo: compreendendo para melhor incluir. 2009. Disponível em:https://pt.scribd.com/doc/201956989/Autismo-Compreendendo-Para-Melhor-Incluir. Acesso em: 28 mai. 2019.

GOMES, C.F. Verbete Lúdico. In: GOMES, C.F. Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.

GUPTA, A. R.; STATE, M. W. Autismo: genética, Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 28, supl. I, p. 29-38, maio 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbp/v28s1/a05v28s1.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2019.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KLEIN, Lígia. Fundamentos para uma proposta pedagogia para o município de Campo Largo. Texto xerocopiado e distribuído aos professores de Campo Largo - Pr. s/d.

MARCELLINO, N. C. Lúdico, Lazer e Educação Física. 3ª. Ed. Editora Unijuí: RGS, 2009.

OLIVEIRA, J. P.; OLIVEIRA, A. A. S. Elementos teóricos e metodológicos que fundamentam o plano de atendimento individualizado (PAI). Disponível em: http://www.edutec.unesp.br/images/stories/redefor2-ee-ei/1ed-ee-ei/1ed-ee-ei-D11/arquivos-ee-tgd/1ed-r-ee-tgd-text02-D11/index.html. Acesso em: 19 mai. 2019.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAMOS, A.; RAMOS, J. A. O trabalho pedagógico com aluno autista na educação infantil com ênfase no método teacch. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2014. 60p.

RIBEIRO, Katiuce Lucio. Jogos na Educação Infantil. Escola Superior de Ensino Anísio Teixeira, 2009.

SANTOS, Maria Rosa Crispina Gomes dos. A importância da leitura e da escrita na educação de jovens e adultos. 2012. 92f.

TOGASHI, C. M., WALTER, C. C. F. A utilização de um sistema de comunicação alternativa e ampliada em alunos com autismo no contexto de ensino regular. In: V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa – ISAAC Brasil 2013. Anais eletrônicos. Disponível em: <<http://www.ufrgs.br/teias/isaac/VCBCAA/pdf/115900_1.pdf>>. Acesso em: 19 mai. 2019.

VALOMIN, Cleuza do Rocio. O processo de apropriação da leitura e da escrita na Educação de Jovens. 2009. Disponível em: <<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1743-8.pdf>>. Acesso em: 20 mai. 2019.

WALTER, C. C. de F.; FERREIRA-DONATI, G. C.; AFONSO, S. R. M. Etiologia, Classificação e Tipologia os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Disponível em: http://edutec.unesp.br/moodle/pluginfile.php/35962/mod_scorm/content/3/index.html. Acesso em: 03 mai. 2019.

Publicado

2021-09-03

Cómo citar

Augusto Reis Marques , S. . (2021). A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 3(3), 213–222. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/207

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.