O OLHAR DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PELAS LENTES DE SEBASTIÃO SALGADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visualizações: 303DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v1i3.20Palabras clave:
Ensino de Artes Visuais; Educação de Jovens e Adultos; Relato de Experiência.Resumen
Este artigo propõe a reflexão sobre a Educação de Jovens e adultos, a partir da realização de um projeto artístico realizado em cinco escolas da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Estudo realizado sobre a obra do fotógrafo Sebastião Salgado, com o intuito de desenvolver nos alunos da EJA, o Fazer, Fruir e Apreciar em artes visuais, além de aguçar o senso crítico acerca de questões sociais, políticas e econômicas abordadas na obra em estudo. O projeto propôs a leitura e fruição das fotografias da exposição “Êxodos,” além de outros trabalhos do fotojornalista, com enfoque em questões sociais, proporcionando aos alunos da EJA uma visão crítica da situação social, política e econômica em que vivem, observando também o que ocorre no mundo. Tais questões trazem uma possível ruptura da exclusão, por meio da arte, para este aluno que vem sendo marginalizado nas esferas socioeconômicas e educacional.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae(org). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo, Cortez, 2003.
DURANTE, Marta. Alfabetização de Adultos. Leitura e Produção de Textos. São Paulo: A Educação S. A, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
IAVELBERG, Rosa. Para Gostar de Aprender Arte: Sala de aula e formação de professores. São Paulo: Artmed, 2003.
GITAHY, Ana Maria. Artes Visuais na educação inclusiva: Metodologias e práticas do Instituto Rodrigo Mendes. São Paulo: Petrópolis 20106
RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental- MEC. São Paulo: Ação Educativa, 1997.
SALGADO, Sebastião. TRABALHADORES. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SALGADO, Sebastião. TERRA. São Paulo. Companhia das Letras,1997.
SALGADO, Sebastião. GÊNESIS. São Paulo. Taschen, 2013.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre. Penso, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.