CIDADANIA E DEMOCRACIA

UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

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DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1585

Palavras-chave:

Ensino Médio, Cidadania, Democracia

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o papel da educação na promoção da cidadania e da democracia no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, além de apresentar um produto educacional desenvolvido com o intuito de capacitar os discentes a se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. O artigo explora como a democracia, a cidadania e a gestão democrática podem ser estimuladas em ambientes escolares, promovendo uma formação cidadã mais crítica. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Itapetininga, e envolveu a aplicação de um produto educacional estruturado em uma palestra dialogada e uma simulação eleitoral, voltado à conscientização sobre temas relacionados à gestão democrática e participativa. A metodologia incluiu a aplicação de questionários que permitiram avaliar o impacto desse produto educacional sobre a compreensão dos alunos acerca desses temas. Os resultados indicam que a abordagem aplicada contribuiu para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, prontos para atuar de forma responsável na sociedade.

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Biografia do Autor

Douglas Ribeiro Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Servidor Público do Instituto Federal de São Paulo Campus Itapetininga/SP. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de São Paulo. Brasil, São Paulo, Sertãozinho.

Eduardo André Mossin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Mestre em Engenharia Mecânica pela USP-São Carlos. Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) com tese na área de Redes Neurais Artificiais para diagnóstico de protocolos de Redes Industriais. Especialista em Educação a distância com experiência em cursos EAD na área da computação. Trabalhou com desenvolvimento de software para sistemas de telecomunicações pela empresa Nortel Networks por 2 anos. Trabalhou também com o desenvolvimento de software para sistemas de automação industrial por 6 anos pela empresa Smar Equipamentos Industriais. Foi professor do Cursinho pré-vestibular comunitário Paulo Freire. Foi professor das faculdades COC (modalidade EAD). No Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Câmpus Sertãozinho, foi Diretor de Pesquisa e Inovação por 4 anos e em seguida ocupou o cargo de Diretor Geral entre os anos 2017 e 2021. Atualmente, na mesma instituição, é professor de programação, banco de dados, sistemas inteligentes e mineração de dados. Além das aulas, orienta projetos nas áreas indicadas. É também professor do programa de mestrado ProfEPT e trabalha com projetos relacionados à Gestão Democrática e Recursos educacionais, metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem para Educação Profissional e Tecnológica. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2025-04-24

Como Citar

Nunes, D. R., & Mossin, E. A. (2025). CIDADANIA E DEMOCRACIA : UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(2), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1585

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