AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1497

Palabras clave:

Educação Integral, Tempo Integral, Políticas Públicas Educacionais

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender a implementação da política pública educacional para o regime de escolas de tempo integral, no ensino fundamental das redes públicas municipais brasileiras. O estudo apresenta o paradigma fenomenológico. A pesquisa do tipo descritiva, bibliográfica e documental utiliza como fontes de coleta de dados as políticas públicas educacionais que contemplam diretrizes sobre Educação Integral em Tempo Integral. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores escolares de 5 escolas municipais. As informações coletadas são interpretadas de acordo com as categorias de análise pré-estabelecidas. Os resultados envolvem uma análise e reflexão sobre a implementação da Educação Integral nas Escolas Públicas de diferentes contextos educacionais. As escolas municipais de tempo integral, do ensino fundamental desenvolvem ações e estratégias pedagógicas com foco na organização do tempo e espaços; na organização curricular; em atividades e metodologia de trabalho; e, critérios para a escolha dos alunos participantes de acordo com a sua realidade e território.

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Biografía del autor/a

Magali Rogge, Universidade do Vale do Itajaí

Professora da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Mestre em Gestão de Políticas Públicas do Curso de Pós-graduação Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (UNIVALI).

Graziela Breitenbauch de Moura, Universidade do Vale do Itajaí

Docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (UNIVALI). Doutora em Administração e Turismo (UNIVALI).

Citas

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Publicado

2024-09-03

Cómo citar

Rogge, M., & Moura, G. B. de. (2024). AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–24. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1497

Número

Sección

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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