A LITERATURA QUE NÃO SE LÊ NA ESCOLA: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ATRAVÉS DO CONTO NO SEU PESCOÇO, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE
Visualizações: 313Palabras clave:
Estudos Culturais; Pedagogias Culturais; Representações; Literatura; Literatura Nigeriana.Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar de que forma as pedagogias culturais podem construir e moldar identidades a partir das representações encontradas nas produções literárias contemporâneas de autoria feminina. Sabe-se que a literatura enquanto componente curricular no Ensino Médio ocupa, geralmente, o período de uma hora por semana, o que limita o ato da leitura e dá preferência por autores do cânone literário que, de maneira geral, é composto por homens. Devido a isso, onde a literatura de autoria feminina e contemporânea se encontra? Em outros espaços que não se constituem como ambientes formais de ensino, mas que também incutem nos sujeitos formas de ser, agir e pensar, transformando-os. Para analisar essas questões, analiso o conto “No Seu Pescoço”, de Chimamanda Ngozi Adichie, fazendo uso dos conceitos de representação, identidade e pedagogias
culturais pelas lentes dos Estudos Culturais, área em que a cultura possui caráter central e constitutivo tanto na sociedade, quanto nos sujeitos.
Descargas
Citas
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. No Seu Pescoço. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
CAMOZZATO, Viviane Castro. Da pedagogia às pedagogias: formas, ênfases e transformações. 2012. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em:
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/49809/000837866.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_ 110518.pdf. Acesso em: 18 maio 2020.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997a. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361/40514. Acesso em: 21 maio 2020.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2016.
HALL, Stuart. The spectacle of the Other. In: HALL, S.; EVANS, J.; NIXON, S. (Orgs.). Representation: cultural representations and signifying practices. Londres: Sage, 1997b. p. 225-279.
GIROUX, Henry. Memória e Pedagogia no Maravilhoso Mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na Sala de Aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 133-158.
HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019a.
HOOKS, bell. E eu não sou uma mulher? Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 2019b.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014a, p. 73-102.
SILVA, Tomas Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
STEINBERG, Shirley R. Kindercultura: a construção da infância pelas grandes corporações. In: SILVA, Luiz Heron da; AZEVEDO, José Clóvis de; SANTOS, Edmilson Santos dos (Orgs.). Identidade Social e a Construção do Conhecimento. Porto Alegre: SMED, p. 98-
, 1997.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014, p. 7-72.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.