JUVENTUDE E DIREITO DAS MULHERES
UM PROJETO DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizações: 238DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1357Palabras clave:
Direitos das Mulheres, Escolas Públicas, Santana do Maranhão, Violência contra a MulherResumen
Este trabalho tem como proposta apresentar as ações de um projeto de ensino, realizado em parceria com a Secretaria da Mulher do município de Santana do Maranhão/MA, cujo objetivo é promover oficinas, em escolas públicas municipais, sobre os tipos de violência contra a mulher, ampliando o escopo de conhecimento das adolescentes e jovens sobre relacionamentos abusivos e outras formas de violência. A cidade de Santana do Maranhão, inserida na Região do Baixo Parnaíba Maranhense, com dificuldade de acesso a uma rede de serviços de apoio à mulher vítima de violência – dentre eles, a falta de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e de uma Defensoria Pública – torna vulneráveis mulheres que vivenciam essa realidade em seus cotidianos, contribuindo para a subnotificação dos casos. Assim, tendo em vista esse contexto, a Secretaria da Mulher, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, vem realizando campanhas e ações desde agosto de 2022. Desse diálogo próximo entre a universidade e a gestão municipal, surgiu a ideia de propor um projeto de ensino voltado para as escolas, com objetivo de combater esse tipo de violência e difundir conhecimentos acerca dos direitos das mulheres através da educação, além de capacitar professores para lidarem com questões de gênero e sexualidade de forma sensível e respeitosa, por meio da conscientização e educação das/dos estudantes, a partir de palestras, filmes, discussões em sala de aula e atos públicos. As oficinas visam criar um ambiente educacional inclusivo, pautado pela igualdade de gênero, nos Direitos Fundamentais da Pessoa humana, combatendo toda e qualquer forma de violência, baseada em uma educação engajada no processo de construção de uma sociedade menos desigual, inserida em um mundo pluridiverso.
Descargas
Citas
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BEZERRA, Amanda R.; RODRIGUES, Zulimar M. R. Violência contra mulheres: o perfil da vítima e do agressor em São Luís/MA. Violência contra mulheres: o perfil da vítima e do agressor em São Luís MA. Revista Do Departamento De Geografia, v. 41, n. 1. 2021.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento Feminista Negro. Conhecimento, Consciência e a Política do Empoderamento. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
CONTIERI, Amanda Ágata. "As mais tocadas”: uma análise de representações da mulher em letras de canções sertanejas. Campinas, SP: [s.n.], 2015. Dissertação de Mestrado PPG-LA.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
HOOKS, Bell. Eros, erotismo e o processo pedagógico. In. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Guacira Lopes Louro (org.). Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva — Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF: Martins Fontes, 2017.
HOOKS, Bell. Teoria Feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.
IBGE. Cidades, Brasil, Maranhão, Santana do Maranhão (Panorama), 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/santana-do-maranhao/panorama. Acesso em: 1 de fev. 2024.
IBGE. Censo Demográfico, 2022, Cidades e Estados (Santana do Maranhão). Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ma/santana-do-maranhao.html. Acesso em: 1 de fev. 2024.
ONU. Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, 2000, Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/66851-os-objetivos-de-desenvolvimento-do-mil%C3%AAnio. Acesso em: 1 de fev. 2024.
PEREIRA, Amanda Gomes.; SANTOS, Lucas Oliveira dos; SANTOS, Gizele Oliveira dos. “Eu sou Malala”: gênero, representatividade e educação como prática transformadora.Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. CABECS, v. 5, n. 1, p.115-137, jan.-jun. 2021.
PEREIRA, Amanda G.; COLASANTE, Tatiana. A luta das mulheres no interior do interior do Maranhão. LeMonde Diplomatique. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-luta-de-mulheres-do-interior-do-interior-do-maranhao/. Acesso em: 1 de fev. 2024.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Petrópolis: Vozes, 1976.
ZANELLO, Valeska. Dispositivo materno e processos de subjetivação: desafios para a psicologia. In: ZANELLO, Valeska; PORTO, Madge (Org.). Aborto e (não) desejo de maternidade(s): questões para a psicologia. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2016. p.103-122.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.