CONTEXTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

DESAFIOS E CONQUISTAS

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1328

Palabras clave:

Políticas Públicas, Desigualdade Social, Direitos Sociais, EJA, Educação

Resumen

Este trabalho apresenta o contexto das Políticas Públicas e a conexão com a Educação dos Jovens e Adultos-EJA de 1930 a 2003, com intuito de promover uma reflexão sobre os impactos e desafios enfrentados por essa modalidade. O objetivo geral é apresentar a conexão das Políticas Públicas com EJA entre a década de 1930 e os anos 2000. E os objetivos específicos: aprofundar sobre característica da EJA, refletir sobre a importância da criação das Leis, programas e movimentos sociais da EJA. Nosso referencial teórico está balizado nos documentos Oficiais da Educação e em diversos autores em especial Di Pierro (2000, 2005, 2008 e 2021), Haddad (2000 e 2021) e Ventura (2011 e 2018) Teixeira (2002) os quais são autores de grande relevância para o estudo. Realizamos uma pesquisa bibliográfica seguindo as orientações Lakatos e Marconi (2003). buscando responder a alguns questionamentos: O que é EJA? Qual seu público-alvo? Qual a conexão das Políticas Públicas em seu percurso histórico? Finalizamos com reflexões acerca das políticas públicas implementadas na EJA em nosso país (Brasil) nesse período e quais impactos significativos podem ser percebidos no combate ao analfabetismo e na desigualdade social.

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Biografía del autor/a

Daniel do Nascimento Oliveira, World University Ecumenical

Aluno do Programa de Pós-graduação Doutorado em Ciências da Educação da Universidade World University Ecumenical - WEU.

Juliana do Carmo da Silva Oliveira, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Ciências da Educação da Universidade World University Ecumenical - WEU.

Carlos Chagas Vilela Lima, World University Ecumenical

Aluno do Programa de Pós-graduação Doutorado em Ciências da Educação da Universidade World University Ecumenical - WEU.

Citas

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Publicado

2024-06-18

Cómo citar

Oliveira, D. do N., Oliveira, J. do C. da S., & Lima, C. C. V. (2024). CONTEXTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: DESAFIOS E CONQUISTAS . Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–22’. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1328

Número

Sección

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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