CURRÍCULO ESCOLAR
UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL
Visualizações: 644DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1028Palabras clave:
Manipulação da sociedade, Participação, Justiça socialResumen
O currículo é apresentado inicialmente, nas concepções de Apple, como um instrumento de manipulação social, que tem como finalidade atender aos interesses das classes dominantes. É discutida a conexão existente entre cultura e poder presente nas escolas e nos currículos escolares. Em contrapartida se destacam dois exemplos que visam superar as concepções discorridas por Apple, que se trata do momento em que Freire construiu o currículo do município de São Paulo e a implementação de comunidade de aprendizagem nas escolas. Conclui-se que a participação de todos, de forma a intervir nas decisões finais é ferramenta fundamental para a garantia da construção de um currículo que atenda as necessidades das comunidades, proporcionando a construção de uma educação justa, igualitária e que respeite a diversidade cultural. Para tais discussões, utilizou-se de pesquisas bibliográficas.
Descargas
Citas
APPLE, Michael W. Produzindo diferença: neoliberalismo, neoconservadorismo e a política de reforma educacional. Linhas Críticas, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 606–644, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4684. Acesso em: 13 jan. 2023.
APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade? Tradução de Lilia Loman. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2017.
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. Tradução de Vinicius Figueira. 3ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2006.
APPLE, Michael W. La lucha por la democracia en la educación crítica. Revista e-curriculum, v. 15, n. 4, p. 0894-0926, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/35530, acesso em 13 jan. 2023.
APPLE, Michael W. Power, meaning and identity: essays in critical educational studies. New York: Peter Lang, 1999.
APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre, Artes Médicas, 1989.
BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v.18, n.3, p265-274, 2006. Disponível em: https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acesso em 29/01/2024.
BORDENAVE, Juan E. D. O que é participação? São Paulo: Brasiliense, 2008.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 11 fev. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez editora, 1991.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
MELLO, Roseli Rodrigues; BRAGA, Fabiana Marini; GABASSA, Vanessa. Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUSCar, 2012.
MOREIRA, A. F.; CANDAU, V.. Educação Escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, v.23, p. 156-168, 2003.
MOREIRA, A. F.; CANDAU, V.. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: SEB/MEC, 2008.
PONCE, Branca Jurema. O Tempo no Mundo Contemporâneo: o tempo escolar e a justiça curricular. Revista Educação e Realidade, São Paulo, v.41, n.4, p.1141-1160, 2016.
SACRISTÁN, J. G. Los contenidos como “campo de batalla” del sistema escolar. Cuadernos de Pedagogía, Madrid, n. 447, julio, 2014.
SÃO PAULO. Currículo Paulista. Adesão. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/adesao/. Acesso em: 03 fev. 2024.
SAUL, Ana Maria. Currículo. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
p. 129-130.
SAUL, ANA; SAUL, Alexandre; VOLTAS, Fernanda Corrêa Quatorze. A política e a prática da gestão do currículo em São Paulo: ensinamentos de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação (1989-1991). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 628-652, 2021.
SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007
YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 190-202, 2014
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.