MAPAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO DESDE A FILOSOFIA DA DIFERENÇA

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DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1027

Palabras clave:

Filosofia da diferença, Pesquisa, Educação

Resumen

O presente ensaio tem por objetivo desenvolver algumas reflexões e premissas sobre os olhares da pesquisa em Educação a partir das lentes da Filosofia da Diferença. Cogita-se que a pesquisa em Educação, ao se distanciar do estruturalismo, da relação com dada forma de pensamento metafísico, sugere formas de conhecer que se aproximam do sentido semântico de Ciência ligada ao mundo, à vida e ao cotidiano. Para tanto, construiu-se alguns mapas a partir dos aportes teóricos de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari e Jacques Derrida, em confluência com os princípios norteadores apresentados por Friedrich Nietzsche, Jean-François Lyotard e Walter Benjamin.

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Biografía del autor/a

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco.

Luis Massilon da Silva Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Aluno do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2024-07-24

Cómo citar

Carvalho, M. de F., & da Silva Filho, L. M. (2024). MAPAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO DESDE A FILOSOFIA DA DIFERENÇA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1027

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