A CONSTRUÇÃO CONTÍNUA DO ÊTHOS DOCENTE
TECENDO POSSIBILIDADES ENTRE TEORIA, PRÁTICA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Visualizações: 302DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.957Keywords:
Estágio na Educação Infantil, Formação Continuada, Educação Inclusiva, LudicidadeAbstract
O presente estudo se originou de uma investigação empreendida nas disciplinas de Estágio em Educação Infantil I e II e Educação e Ludicidade em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belém/PA. Onde engendrou-se a seguinte questão norteadora: a) Será que a oferta de formação continuada é capaz de aproximar teorias e práticas que auxiliem a falta da práxis do(a) docente na educação infantil inclusiva? Buscando compreender de que modo ocorre a inclusão por meio da formação continuada em uma escola de educação infantil e como contribuir com recursos lúdicos inclusivos, nos propomos a realizar a presente pesquisa. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa, inicialmente bibliográfica e documental e, em seguida, utilizou-se o formulário como instrumento de pesquisa. Como resultados, pôde-se concluir que ainda há muito a ser feito para a promoção de educação inclusiva e que as lacunas entre teoria e prática continuam a perdurar.
Downloads
References
ABRAMOVICH, Frannf. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices.São Paulo: Scipione, 2001.
ATHAYDE, Lílian Márcia de Mello. Arte, Ludicidade e Educação: Interações Para (Re)Encontrar a Arte-Magia de Ensinar-Aprender. 2018 (p. 1-8).
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 jan. 2024.
BRASIL. Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializada na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2007.
Bourdieu, Pierre. Sur la télévision. Paris: Liber, 1996.
DAYRELL, Juarez. A Escola “Faz” As Juventudes? Reflexões Em Torno Da Socialização Juvenil
DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini et. all. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores critico‐reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
FILHO, Billy de Almeida Andrade; PACHECO, Marcelo Wilson Ferreira. Os Caminhos Para
Inserção da Comunidade Surda na Educação Superior Pública no Brasil: Uma Questão De Direitos Humanos. 2022. Disponivel em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89235
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Tradução: Claudia Schilling. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. Coleção Leitura. 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo, 2000.
KISHIMOTO, Tizuko M. Brincando, investigando e aprendendo ciências nos anos iniciais do ensino fundamental com brincadeiras científicas investigativas Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação [livro eletrônico]/ Tizuko M. Kishimoto (Org.). --São Paulo: Cortez, 2017.3,3 Mb; e-PUB.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOTA, J. da S. Utilização do Google Forms na Pesquisa Acadêmica. Humanidades e Inovações, Palmas - TO, v. 6, n. 12, p. 372 - 380, ago. 2019.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2003
MAUÉS, P. V. M. As Contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Processo Educativo das Classes Hospitalares. 2020, Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal do Pará, Belém - PA.
NEVES, Maria Apparecida Campos Mamede & DUARTE, Rosalia. O Contexto Dos Novos Recursos Tecnológicos de Informação e Comunicação E A Escola. 2008.
PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
SANTOS, Mateus Souza. Guajará [recurso eletrônico]: o grande rio que navega entre as crianças do Pará. Belém, 2021.
SOARES, Magda. Oralidade, alfabetização e letramento. Revista Pátio Educação Infantil, Ano VII, n. 20. jul.-out. 2009.
VIGOTSKI, L.S. A brincadeira e o papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, Rio de Janeiro, n. 8, p. 23-36. 2008.
VIGOTSKI, L.S. Psicologia Pedagógica – edição comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Interdisciplinary Studies Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.