A CONSTRUÇÃO CONTÍNUA DO ÊTHOS DOCENTE

TECENDO POSSIBILIDADES ENTRE TEORIA, PRÁTICA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Autores

  • Billy de Almeida Andrade Filho Universidade Federal do Pará
  • Jonnatan da Silva Ramos Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Igora Irma Santos Dacio Universidade Federal do Pará
  • Maura Lúcia Martins Cardoso Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0009-0008-8041-089X

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.957

Palavras-chave:

Estágio na Educação Infantil, Educação Inclusiva, Ludicidade, Formação Continuada

Resumo

O presente estudo se originou de uma investigação empreendida nas disciplinas de Estágio em Educação Infantil I e II e Educação e Ludicidade em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belém/PA. Onde engendrou-se a seguinte questão norteadora: a) Será que a oferta de formação continuada é capaz de aproximar teorias e práticas que auxiliem a falta da práxis do(a) docente na educação infantil inclusiva?  Buscando compreender de que modo ocorre a inclusão por meio da formação continuada em uma escola de educação infantil e como contribuir com recursos lúdicos inclusivos, nos propomos a realizar a presente pesquisa. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa, inicialmente bibliográfica e documental e, em seguida, utilizou-se o formulário como instrumento de pesquisa. Como resultados, pôde-se concluir que ainda há muito a ser feito para a promoção de educação inclusiva e que as lacunas entre teoria e prática continuam a perdurar.

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Biografia do Autor

Billy de Almeida Andrade Filho, Universidade Federal do Pará

Graduando de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará.

Jonnatan da Silva Ramos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduando de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Igora Irma Santos Dacio, Universidade Federal do Pará

Graduando de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Maura Lúcia Martins Cardoso, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Andrade Filho, B. de A., Ramos, J. da S., Dacio, I. I. S., & Cardoso, M. L. M. (2024). A CONSTRUÇÃO CONTÍNUA DO ÊTHOS DOCENTE: TECENDO POSSIBILIDADES ENTRE TEORIA, PRÁTICA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.957

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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