A INTER-RELAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: NA ESCOLA DO CAMPO
Visualizações: 350Keywords:
Educação Física; Ensino de Ciências; Escola no/do campoAbstract
A presente pesquisa, insere-se no Programa do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás. O objetivo consiste em investigar se há evidências da inter-relação entre o ensino de Ciências e Educação Física na escola do campo. Os objetivos específicos consistem em: Identificar as vozes dos professores das escolas do campo sobre a inter-relação do ensino de Ciências e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e desenvolver um produto educacional com vistas a inter-relacionar o ensino de Ciências e Educação Física por meio de diferentes estratégias didáticas. A pesquisa utiliza-se a abordagem qualitativa e a entrevista narrativa com dois professores que ministraram as disciplinas de Ciências e Educação Física. Os resultados iniciais sinalizaram que não há articulação entre a disciplina de Educação Física e de Ciências. A partir disso, elaborou-se um produto educacional com diferentes estratégias didáticas envolvendo temática de Ciências e Educação Física que está desenvolvido em escolas da área rural. No que refere-se a uma proposta para o trabalho na escola localizada na área rural, significa que a proposta deve atender às singularidades socioambientais, culturais e econômicas das crianças, de jovens e dos adultos que vivem e sobrevivem neste espaço.
Downloads
References
BRACHT, Valter e GONZÁLEZ, Fernando J. Educação Física Escolar. In: GONZÁLEZ, Fernando J. e FENSTERSEIFER, Paulo E. (Orgs.) Dicionário crítico de educação física. Ijuí: Ed. Unijuuí, 2005. 424p.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física/ Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
_______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.
_______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2016. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf> Acesso em: 20 de março de 2020.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra, ed. Expressão Popular, edição. 2004.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento científico. São Paulo: Scipione, 2009.
FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O campo da Educação do Campo. In: MOLINA,
M. C.; JESUS, S. M. S. A. Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”, nº 5. 2004.
FUMAGALLI, Laura. O ensino das ciências naturais no nível fundamental da educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998, cap. 1, p. 13-29.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: velhos e novos temas. São Paulo: Atlas, 1994.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, R: Vozes, 1994.
MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas considerações de L. S. Shulman. Revista da Educação. Santa Maria, vol. 29, n. 2, p. 1-11, 2004.
MUYLAERT, C., Jr. V., GALLO, P., NETO, M. & REIS, A. (2014). Entrevistas Narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista Esc Enferm USP, 48 (Esp2), 193-199.
OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.
PANIAGO, Rosenilde Nogueira. Professores do campo e a pesquisa no cotidiano escolar em Mato Grosso. Cuiabá. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, 2008.
__________________________. Os professores, seu saber e seu fazer: elementos para uma reflexão sobre a prática docente. Curitiba: Appris, 2017. 207 p.
SOARES Carmem Lúcia, et al. Metodologia do ensino da Educação Física. SP: Cortez; 1992.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, nº 4, PortoAlegre:Pannônica, 1991. p. 215-233.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999.
ZUBIRI, X. El Hombre y Dios. Madrid: Alianza Editoral, 1985.
ZUBIRI, X. Sobre el Hombre. Madrid: Alianza Editoral, 1986.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.