BODY-MIND, AFFECTS, AND EDUCATION
SPINOZIAN ENCOUNTERS
Visualizações: 276DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.619Keywords:
Immanence, Conhecimento, Body, Formal EducationAbstract
O artigo foi motivado por afecções spinozianas, sobretudo mediante o encontro com sua obra Ética. Na sua trajetória de discussão, a temática Educação não aparece como preocupação explícita; porém, observamos que ele procurou pensar a vida por meio do modo corpo na imanência, cujo conhecimento é o mais potente dos afetos. Ao entendermos que a vida se faz também pela educação, buscou-se estabelecer a relação entre corpo, mente, conhecimento, afeto e educação. Conclui-se que no processo de Educação, seja escolar, seja no mundo da vida, o corpo aluno precisa ser envolvido em encontros adequados, alegres, a fim de que lhe aumente a potência de ser, pensar e agir.
Downloads
References
CORAZZA, Sandra Mara. Currículo e Didática da Tradução: vontade, criação e crítica. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v 41 n.4, 2016. , p.1313-1335 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623658199
CHAUÍ, M. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DELEUZE, Gilles. Cursos sobre Spinoza (Vincennes, 1978-1981). 3ª ed. Fortaleza: EdUECE, 2019. Disponível in:http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/Cursos%20Gilles%20Deleuze%20sobre%20Spinoza%203%20Edicao%2010Mai2019.pdf. Acesso em 29 de jan de 2021
FOUCAULT, Michel. Estratégia poder-saber (Ditos e Escritos, vol. 4) Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
FRAGOSO, Emanuel Angelo da Rocha. O conceito de Liberdade na Ética de Benedictus de Spinoza. Revista Conatus - Filosofia de Spinoza, Fortaleza, v.1, n.1, 2007.
LAPOUJADE, David. Potências do Tempo. Tradução de Hortencia Santos Lencastre. – 2. Ed. São Paulo: n – 1 edições, 2017.
RIZK, Hardi. Compreender Spinoza. 2ª ed. Petrópolis-Rj: Vozes, 2010.
SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. Tradução de Tomaz Tadeu
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Interdisciplinary Studies Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.