POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
PROGRAMAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NA REDE PÚBLICA
Visualizações: 461Keywords:
Políticas Públicas;, Programas e Projetos Nacionais;, Integração Tecnológica.Abstract
RESUMO: No decorrer das últimas décadas, as discussões em âmbito educacional e científico, em sua maioria, versam tanto sobre a integração pedagógica das tecnologias no cotidiano escolar como sobre a implementação de políticas públicas que visem fomentar o acesso a recursos midiáticos e digitais, conexão em rede, aquisição de recursos tecnológicos, assim como de uma adequada formação docente que contemple o uso técnico e pedagógico das tecnologias. Nessa proposição, esse estudo teve como objetivo conhecer os processos de implementação de programas e incentivos nacionais voltados à integração tecnológica nas escolas públicas. Metodologicamente, nos subsidiamos na pesquisa bibliográfica, com recolha de dados em portais de periódicos. Dessa forma, em seu contexto, aborda aspectos inerentes à integração tecnológica nas escolas públicas e às iniciativas do Governo Federal para viabilizar essa inserção, materializadas por meio de políticas públicas educacionais decorridas no período entre 1984 e 2022. Em conclusão, destacamos que, embora muitos investimentos tenham sido despendidos ao setor público por meio de políticas públicas, muito ainda precisa ser feito, mormente, no que concerne à implementação de ações que viabilizem o uso pedagógico das tecnologias associadas ao ensino.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa de Inovação Educação conectada. Brasilia - DF, 2018.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília - DF: Câmara dos Deputados (Série legislação; n. 125), 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014>. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Programa Nacional de Informática Educativa/MEC/SEMTEC. Brasília: PRONINFE, 1994.
CAETANO, Luís Miguel Dias. Tecnologia e Educação: Quais os desafios? Educação, Universidade Federal de Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 295-309, 2015.
CONSED. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes para uma Política Nacional de Inovação e Tecnologia Educacional 2017-2021. Brasília: DF, p. 1-31, 2016
ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; PEIXOTO, Joana. Programa um computador por aluno: o acesso às tecnologias digitais como estratégia para a redução das desigualdades sociais. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 393-413, abr./jun., 2017.
GONÇALVES, Lina Maria. Tecnologias e educação: inovações curriculares na concepção docente. Curitiba: Appris, 2017.
GUERRA, Lenin Cavalcanti Brito; MORAIS, Maquézia Emília. A Implementação de Política Pública Educacional: um estudo do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) na formação docente dm Caraúbas-RR. Holos, Rio Grande do Norte, v. 2, p. 301-316, 2017.
HANAUER, Marcelo José; ABEGG, Ilse. Políticas públicas e programas de incentivo à integração de tecnologias no ensino. Políticas educacionais, v. 11, n. 16, p. 1-18, 2017.
HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, Magda. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-18, 2019.
LIMA, Alex Felipe Rodrigues; LIMA, Helena Karla Barbosa de; SACHSIDA, Adolfo. Avaliando o impacto do programa banda larga nas escolas sobre a qualidade educacional. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. - Brasília: Rio de Janeiro: IPEA, 2018.
MEDEIROS, Fabiana Cristiane de; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano. Políticas públicas de inclusão digital: projeto um computador por aluno no Ceará. Conhecer, Ceará, v. 8, n. 21, p. 151-169, 2018.
MORAES, Mariza Silva de. Tecnologias digitais e informática educativa: ponderações históricas e teóricas. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 2, n. 3, p. 819, 2014.
PEDRÓ, Francesc. A Tecnologia e as transformações da educação. Fundação Santillana, 2016.
SANTOS, Ângela Maria de Camargo.; HOEPERS, Idorlene da Silva. As políticas de incentivo ao uso das tecnologias no âmbito da educação básica brasileira: o acesso às tecnologias da informação, programas governamentais, comunicação e transmissão de conhecimento. In: Feira de Iniciação Científica e de Extensão Do Instituto Federal Catarinense. 5., 2014, Camboriú. Anais [...] Camboriú: IFC, 2014.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10 ed. São Paulo: Érica, 2019.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de. Visão analítica da informática na educação no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, p. 1-28, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.