CICLO DE ESTUDOS SOBRE CUBA: INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS

Visualizações: 189

Authors

  • Rita Rodrigues de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Keywords:

Integração Curricular, Cuba, Educação de Jovens e Adultos, Leitura, Recursos tecnológicos

Abstract

O presente artigo apresenta o relato de experiência sobre o desenvolvimento do Projeto de Ensino intitulado “Ciclo de Estudos sobre Cuba”. Esse Projeto consistiu na realização de palestras, mesa-redonda e oficinas sobre aspectos socioculturais, políticos, geográficos, econômicos e históricos de Cuba. A participação discente, em específico, do alunado do Curso Técnico em Secretariado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos dois últimos períodos (7º e 8º) possibilitou a integração de conhecimentos e recursos tecnológicos. A execução do projeto visou proporcionar um “laboratório de práticas” para conteúdos da formação geral e específica estudados da EJA. Na concepção da proposta, residiu o diálogo, a troca, a socialização, a (re)construção de conhecimentos para um processo de ensino e aprendizagem centrado no desenvolvimento discente. Esse não figurou somente como “plateia” protagonizou ações que podem contribuir para a consolidação do diálogo teoria e prática. O esforço da comunidade acadêmica, docentes e discentes do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí, somada à contribuição de docentes do Instituto Federal Goiano – Câmpus Rio Verde valorizaram saberes de múltiplas ordens: formal, informal e experiências. Para o alunado, o projeto resultou em aprendizado significativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rita Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora de Cursos Técnicos Integrados Integral no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí. Membro do Núcleo de Pesquisa Informática na Educação (NINE). Relato de experiência de ensino em Educação formal.

References

IFG- PRÓ-REITORIA DE ENSINO – PROEN. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS – IFG. INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN Nº 03, de 05 de setembro de 2016. Trata o Regulamento e Normatização de projetos de ensino no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG e dá outras providências. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/1397/in_proen_003 _projetos_de_ensino.pdf. Acessado em 22 de maio de 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Países, 2018. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/pt/pais/cuba/info/sintese. Acessado em 23 de maio de 2020.

LOBATO, Glauber. Educação e Tecnologia: Novas Possibilidades, Novos Caminhos (1). Edição do Kindle, 2018.

MACHADO. Lucília. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline et. al. Educação profissional e tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 80-95.

RAMOS, Marise N. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; e RAMOS, M. N. (Orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Editora Cortez, 2005, p. 106-127.

SOUSA JÚNIOR, Justino. Omnilateralidade. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/omn.html. Acesso em 07 de jun. de 2020.

Published

2021-12-10

How to Cite

Rodrigues de Souza, R. (2021). CICLO DE ESTUDOS SOBRE CUBA: INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS. Interdisciplinary Studies Journal, 3(4), 50–62. Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/245

Similar Articles

<< < 32 33 34 35 36 37 

You may also start an advanced similarity search for this article.