GILDO ALOYSIUS SCHUCK: UMA BREVE, PORÉM INTENSA VIDA
Visualizações: 276Keywords:
Biografia; Educação Pública; Historiografia da Educação; Laranjeiras do Sul - PR.Abstract
Este trabalho, de natureza biográfica e situado na área da historiografia da Educação, apresenta a trajetória pessoal e profissional do gaúcho Gildo Aloysius Schuck (1936 – 1963), objetivando relatar sua história estabelecendo relações com a história da educação do município de Laranjeiras do Sul/PR. Natural da comunidade de Linha Arlindo em Venâncio Aires/RS, foi alfabetizado em alemão, língua falada pela família. Por influência materna, frequentou o Seminário até concluir o Colegial. Convencido de que a vida sacerdotal não era sua vocação, no ano de 1957 deixou o Seminário e chegou ao Paraná tornando-se professor na Escola Normal Regional Floriano Peixoto em Laranjeiras do Sul. Fluente em alemão e latim, era exigente em relação a Língua Portuguesa, disciplina que ministrava. Embora seu nível de ensino fosse ligeiramente mais alto que de seus alunos, a falta de formação em nível superior era situação corriqueira entre os docentes do município em meados do século XX. Envolvido
com as questões da comunidade, escreveu artigos para o jornal local debatendo assuntos relevantes, tornou-se comerciante e estava concluindo a graduação em Ciências Contábeis em Curitiba/PR. Havia sido indicado para assumir a chefia da 46ª Inspetoria Regional de Ensino quando morreu precocemente, aos 27 anos, vítima de choque pós operatório. No entanto, sua passagem pelo município foi significativa para a comunidade que, no início da década de 1980, o homenageou como patrono da instituição que ele havia trabalhado, originando o atual Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck – Ensino Médio e Normal. A metodologia que o alicerça recorreu a entrevistas com familiares, ex-alunos e colegas, análise de fontes documentais localizadas em acervos públicos e privados e legislação do período. Conclui-se que desvelar parte da vida profissional e pessoal deste docente trará
elementos que contribuirão para a compreensão da história e historiografia da educação local.
Downloads
References
BRASIL. Lei n° 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional para o ensino de 1° e 2° graus.
______. Decreto-Lei nº 8.530, de 2 de Janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940- 1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 28 de fev. De 2019.
BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misérias da biografia. In: Fontes históricas. Carla Bassanezi Pinski (organizadora) – 2.ed., 1ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2008.
SCHUCK, Iraci. Depoimento. [mai. 2020]. Florianópolis, Santa Catarina. 2020. (49min35s).
SCHUCK, Riva Maria. Dossiê: Gildo Aloysius Schuck. 2020.
SCHUCK, Riva Maria. Entrevista. [abr e mai. 2020]. Curitiba, Paraná. 2020. (4h 09min21s). Entrevista.
LEMIECHEK, L. Aspectos históricos da formação de professores normalistas no município de Laranjeiras do Sul -PR (1946 –1980). Francisco Beltrão: Universidade Estadual do Oeste do Paraná –UNIOESTE. Dissertação de mestrado, 2014.
MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. “Intelectual” enquanto atributo do professor. In: História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares / João Carlos da Silva; Eraldo Leme Batista; José Luis Sanfelice. Uberlândia: Navegando Publicações, 2016.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n 14, mai/jun/jul/ago.2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.