UMA EFÊMERA ABORDAGEM SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO NAS PRODUÇÕES DE ENSINO DE SOCIOLOGIA

Visualizações: 124

Authors

  • Lucas de Almeida Soares Instituto Federal Sul-Rio-Grandese – Câmpus Pelotas https://orcid.org/0000-0002-6040-5208
  • Adriana Duarte Leon Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Câmpus Pelotas

Keywords:

História da Educação, Sociologia, CAPES, Estado do Conhecimento

Abstract

O presenta trabalho visa a apresentação do estado do conhecimento realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capes sobre o ensino de Sociologia. O intuito é apresentar as produções mapeadas com o recorte temporal de publicações entre 2013 a 2020 e conectadas com o ensino de Sociologia na Educação Profissional e Tecnológica. Assim, conseguimos identificar produções que dialogam com as tópicas destacadas e potencializam a análise da história da disciplina e a formação específica de professores de Sociologia para a Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas de Almeida Soares, Instituto Federal Sul-Rio-Grandese – Câmpus Pelotas

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandese – Câmpus Pelotas, Especialista em Tradução e Interpretação em Libras, Licenciado em Ciências Sociais. Pesquisa sobre História da Educação com ênfase na disciplina de Sociologia.

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Câmpus Pelotas

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Câmpus Pelotas. Pesquisa a História da Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul.

References

ANJOS, Bruna Lucila de Gois dos. A sociologia no ensino médio: uma análise comparada de propostas curriculares. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016.

ANTUNES, Anna Christina de Brito. A formação inial de professores de sociologia: elementos de constituição da profissionalidade docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. 2014.

BRASIL. Lei 11.684, de 02 de julho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Dísponivel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11684.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2021.

______________. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2021.

______________. PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasilia: Secretaria de Educação Básica. 2002.

CIGALES, Marcelo Pinheiro. A sociologia educacional no Brasil (1946-1971): análise sobre uma instituição de ensino católica. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pelotas. 2014.

FERREIRA, Eduardo Carvalho. A Sociologia ou vir-a-ser de uma disciplina escolar: articulações entre espaço, instituições e profissionais especializados (1996 – 2008). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo. 2016.

GESTEIRA, Beatriz Muniz. A cidadania como objetivo do ensino de sociologia no ensino médio: o sentido atribuído pelas instituições políticas. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016.

GOMES, Saulo Albuquerque. A sociologia no ensino médio brasileiro uma leitura de teses defendidas entre 2000-2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Presidente Prudente. 2017.

GUIMARÃES, Rodrigo Belinaso. Sociologia no Ensino Médio: cenário biopolítico e biopotência em sala de aula. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2013.

MAIA, Angélica Araújo de Melo. Educação para a cidadania no ensino médio: uma aproximação das articulações discursivas de alunos, docentes e documentos curriculares no âmbito da sociologia. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal da Paraíba. 2014.

MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito. Porto Alegre, v 5, n 2, p. 154-164, jul/dez. 2014.

NEUHOLD, Roberta dos Reis. Sociologia no ensino de Sociologia: os debates acadêmicos sobre a constituição de uma disciplina escolar. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Paulo. 2014.

ROWER, Joana Elisa. Por uma sociologia da suspensão: enisno de sociologia e narrativas de si como dispositivo de formação. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. 2016.

Published

2022-01-06

How to Cite

de Almeida Soares, L., & Duarte Leon, A. . (2022). UMA EFÊMERA ABORDAGEM SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO NAS PRODUÇÕES DE ENSINO DE SOCIOLOGIA . Interdisciplinary Studies Journal, 3(6), 50–62. Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/235

Similar Articles

<< < 41 42 43 44 45 46 

You may also start an advanced similarity search for this article.