UMA EFÊMERA ABORDAGEM SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO NAS PRODUÇÕES DE ENSINO DE SOCIOLOGIA
Visualizações: 124Keywords:
História da Educação, Sociologia, CAPES, Estado do ConhecimentoAbstract
O presenta trabalho visa a apresentação do estado do conhecimento realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capes sobre o ensino de Sociologia. O intuito é apresentar as produções mapeadas com o recorte temporal de publicações entre 2013 a 2020 e conectadas com o ensino de Sociologia na Educação Profissional e Tecnológica. Assim, conseguimos identificar produções que dialogam com as tópicas destacadas e potencializam a análise da história da disciplina e a formação específica de professores de Sociologia para a Educação Profissional e Tecnológica.
Downloads
References
ANJOS, Bruna Lucila de Gois dos. A sociologia no ensino médio: uma análise comparada de propostas curriculares. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016.
ANTUNES, Anna Christina de Brito. A formação inial de professores de sociologia: elementos de constituição da profissionalidade docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. 2014.
BRASIL. Lei 11.684, de 02 de julho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Dísponivel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11684.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2021.
______________. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 15 Jul. 2021.
______________. PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasilia: Secretaria de Educação Básica. 2002.
CIGALES, Marcelo Pinheiro. A sociologia educacional no Brasil (1946-1971): análise sobre uma instituição de ensino católica. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pelotas. 2014.
FERREIRA, Eduardo Carvalho. A Sociologia ou vir-a-ser de uma disciplina escolar: articulações entre espaço, instituições e profissionais especializados (1996 – 2008). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo. 2016.
GESTEIRA, Beatriz Muniz. A cidadania como objetivo do ensino de sociologia no ensino médio: o sentido atribuído pelas instituições políticas. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016.
GOMES, Saulo Albuquerque. A sociologia no ensino médio brasileiro uma leitura de teses defendidas entre 2000-2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Presidente Prudente. 2017.
GUIMARÃES, Rodrigo Belinaso. Sociologia no Ensino Médio: cenário biopolítico e biopotência em sala de aula. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2013.
MAIA, Angélica Araújo de Melo. Educação para a cidadania no ensino médio: uma aproximação das articulações discursivas de alunos, docentes e documentos curriculares no âmbito da sociologia. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal da Paraíba. 2014.
MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito. Porto Alegre, v 5, n 2, p. 154-164, jul/dez. 2014.
NEUHOLD, Roberta dos Reis. Sociologia no ensino de Sociologia: os debates acadêmicos sobre a constituição de uma disciplina escolar. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Paulo. 2014.
ROWER, Joana Elisa. Por uma sociologia da suspensão: enisno de sociologia e narrativas de si como dispositivo de formação. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.