SAMBAQUIS E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA PRÉ-COLONIAL
Visualizações: 285Keywords:
Educação Patrimonial, Alfabetização Científica, Formação de Professores, Ensino de HistóriaAbstract
Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado desenvolvida entre os anos 2016 e 2017, no município de Presidente Kennedy – Espírito Santo. A pesquisa buscou compreender o potencial pedagógico de sítios arqueológicos do tipo Sambaqui para o ensino de história pré-colonial local por meio da utilização do aporte teórico-metodológico da Educação Patrimonial. Os dados produzidos e analisados nesta pesquisa foram produzidos em um curso de extensão em formato de formação continuada desenvolvido junto aos professores do Distrito de Jaqueira, no mesmo município. A pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, utilizando também de entrevistas semiestruturadas para a produção de dados. Os dados produzidos foram analisados à luz da perspectiva da alfabetização científica, a fim de aferir a construção de apropriação dos conceitos científicos relativos ao tema abordado no decurso da formação de professores.
Downloads
References
APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. Reflexões sobre a educação patrimonial e experiências de diversidade cultural no ensino de História. Educação Patrimonial: reflexões e práticas, João Pessoa, n.2, 2012. p.56 – 67. Disponível em:< http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialReflexoesEPraticas_ct1_m.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2016
CAMPOS, Carlos Roberto Pires. O sambaqui Campinho – Presidente Kennedy, ES: um estudo de caso a luz da arqueologia da paisagem. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016.
DAMIANI, M. F et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos da Educação, Pelotas, n° 45, p. 57-67, 2013
FLORENCIO, Sônia Regina Rampim. Educação Patrimonial: um processo de mediação. Educação Patrimonial: reflexões e práticas, João Pessoa, n.2, 2012. p.56 – 67. Disponível em:<http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialReflexoesEPraticas_ct1_m.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 40. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998
GASPAR, M.D. Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelinar; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. 1º Ed. Brasília: Museu Imperial, 1999.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Brasília: IPHAN, 2014. Disponível em < http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf >. Acesso em: 16 abr. 2016.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Revista Ensaio, Belo Horizonte: V.03, n.01. 2001.
SANTOS, Camila Henrique. Educação Patrimonial: uma ação institucional e educacional. Patrimônio: práticas e reflexões, Rio de Janeiro: Iphan/Copedoc, 2007. p. 147 - 172.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.