O USO DO WHATSAPP COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19:
UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
Visualizações: 240Keywords:
WhatsApp;, Pandemia de covid-19, Educação.Abstract
Este artigo investiga a (in) eficiência do uso do aplicativo WhatsApp pelos professores da área de Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Ed. Física) dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de Ipaporanga-CE, durante a pandemia de covid-19. Para tanto, a metodologia adotada é de natureza qualiquantitativa, uma vez que analisa e interpreta dados coletados através de um questionário aplicado aos educadores via Google Forms, e toma como referencial teórico principal Silva (2019), Feliciano (2016), Souza, Freitas e Santos (2016), dentre outros. Diante das análises empreendidas, conclui-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação têm, cada vez mais, ganhado espaço nos mais diversos campos de atuação da nossa sociedade. O WhatsApp, por exemplo, tornou-se um dos aplicativos mais populares do mundo e um dos recursos mais viáveis para auxiliar o processo educativo em tempos como os vivenciados, tendo em vista sua acessibilidade e funcionalidades que possibilitam dinamizar o trabalho docente e, consequentemente, o aprendizado dos estudantes.
Downloads
References
ARAÚJO, E. A. dos; BIANCHINI, A. R. O uso do WhatsApp como um recurso pedagógico para o desenvolvimento do sujeito autônomo. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICs), São Luís, v. 4, p. 243-254, jul/dez. 2018.
BURDINHÃO, V. S. dos; MOTTER, R. M. B. WhatsApp como recurso didático pedagógico no processo ensino-aprendizagem de Inglês. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Paraná, v. 1, p.1-14.
FELICIANO, L. A. S. dos. O uso do WhatsApp como ferramenta pedagógica. In: Anais do Encontro Nacional de geógrafos, 18., 2016, São Luís/MA.
MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.13-21, maio/ago. 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v4i12.6938. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6938>. Acesso em: 06 jul. 2021.
MOREIRA, M. L.; SIMÕES, A. S. M de. O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino de química. Revista ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 21-43, out/dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/actio.v2n3.6905. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6905>. Acesso em: 07 jul. 2021.
SILVA, A. E. A. da. O USO DO GOOGLE CLASSROOM COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE COVID-19: UMA PRÁTICA DE ENSINO NA ESCOLA MARIA VIEIRA DE PINHO, EM IPAPORANGA-CE. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 25 - 38, 2021. DOI: 10.36732/riep.v2i2.45. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/45. Acesso em: 6 jul. 2021.
SILVA, F. J. Uso das TICs como auxílio ao ensino híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy. 2019. 80f Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
SILVA, S. M. O. C. da; GOMES, F. C. Tecnologias e mídias digitais no contexto escolar: uma análise sobre a percepção dos professores. In: Anais do Congresso Nacional de Educação, 12.; 2015, Paraná/PR. p. 25-39.
SOUZA, L. R. A. de; FREITAS, C. B. de; SANTOS, J. M. M. S. Whatsapp - inimigo ou aliado na educação: um estudo de caso sob a ótica dos discentes. In: ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED, 22., 2016, [Águas de Lindóia]. Anais... [São Paulo]: ABED, 2016. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2016/trabalhos/113.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.