ARTICULAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA O TEMPO INTEGRAL
UMA VISÃO DO PROGRAMA PROEDUCAR
Visualizações: 217DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1511Keywords:
Educação, Tempo Integral, Proeducar, Dinâmica EscolarAbstract
Este artigo discute e aborda a relevância da educação em tempo integral, com foco no estudo do Programa de Reforço e Otimização para Educação Regular conhecido como PROEDUCAR no município de São Mateus do Maranhão. O objetivo principal desta pesquisa é compreender o impacto de programas para a ampliação da jornada escolar, conhecendo o PROEDUCAR, no desempenho acadêmico dos alunos, no desenvolvimento social e emocional e na dinâmica escolar geral. Assim, o estudo foi elaborado com uma metodologia qualitativa, incluindo revisões bibliográficas, entrevistas e observação direta das atividades do programa. Isso possibilitou destacar a relevância dos esforços dos programas para a educação em tempo integral e seus impactos na realidade dos alunos. O presente estudo inicia-se primeiramente com algumas considerações iniciais. Em segundo lugar, apresenta-se brevemente a educação em tempo integral. Em terceiro, são expostos os dados encontrados durante a pesquisa. A quarta parte destina-se a uma discussão fundamentada e debate sobre os dados coletados. Por fim, as considerações finais em cerram o estudo.
Downloads
References
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.
BETTI, Mauro; ZULIANI. Luiz Roberto. Educação Física Escolar: uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 73- 81, 2002. Disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-1-1-2002/art6_edfis1n1.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.
BOAS, Mariana Lubarino Vilas; ABBIATI Andréia Silva. A Educação (em Tempo) Integral No Brasil: Um Olhar Sobre Diferentes Experiências1. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 3, p. 1573–1597, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13545. Acesso 18 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020- 250710591. Acesso em: 19 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 18 dez 2023.
COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Competência comunicativa crítica no ensino de línguas a distância: reflexões e propostas preliminares a partir da ideia de brechas. EaD Em Foco, v. 11, n. 1, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1607. Acesso em: 6 nov. 2023.
FREITAS, Cezar Ricardo de; GALTER, Maria Inalva. Reflexões sobre a educação em tempo integral no decorrer do século XX. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 123–138, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.660. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/660. Acesso em: 19 dez. 2023.
GALLO, Sílvio. A educação integral numa perspectiva anarquista. In: Coelho L. M. da C. C.; CAVALIERE, A. M.V. (Orgs.). Educação Brasileira e (m) Tempo Integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 13-42. Disponível em: https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2011_11.38.45.01317bd0af0ae5441a46464545b0607c.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOUVEIA, Maria Júlia Azevedo. “Educação integral com a infância e a juventude”. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 77-85, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.128. Acesso em: 19 dez. 2023.
GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. Cadernos Cenpec,”. Cadernos Cenpec. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 15-24., 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.168. Acesso em: 19 dez. 2023.
LEITE, Lúcia Helena Alvarez; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. Educação de tempo integral e a constituição de territórios educativos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4, 2016, p. 1205-1226. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623660598. Acesso em: 19 out. 2023.
OLIVEIRA, Sérgio Godinho. A nova educação e você – o que os novos caminhos da educação básica pós LDB tem a ver com educadores, pais, alunos e com a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Políticas de educação integral em tempo integral à luz da análise do ciclo da política pública. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 415- 434, abr./jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n2/2175-6236-edreal-2175-623661874.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.
PATTARO, Rita de Cássia Ventura; MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Educação integral e a perspectiva histórico-crítica: aproximações possíveis. Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 117–128, 2014. DOI: 10.5902/198464444796. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4796. Acesso em: 19 dez. 2023.
RODRIGUES, Mariana Ruas; SANTIAGO, Érika Jordana Freitas; JÚNIOR, César Rota. Educação de tempo integral: da carência à proteção. Psicologia da Educação, n. 52, p. 86–96, 22 out. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/55797. Acesso 18 dez. 2023.
ROLOFF, Eleana Margarete. A importância do lúdico em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2007.
VASCONCELOS, Rosylane Doris de. As políticas públicas de educação integral, a escola unitária e a formação onilateral. 2012. 281f. Tese de doutorado - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Interdisciplinary Studies Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.