A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A SERVIÇO DA INTERDISCIPLINARIDADE, NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1356Keywords:
Educação Física, Física, Matemática, InterdisciplinaridadeAbstract
Este artigo apresenta a aplicação da interdisciplinaridade entre as múltiplas dimensões do trabalho docente, a partir da análise didático-contextual crítica realizada em sua prática educativa, com o objetivo de responder se a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares Física, Matemática e Educação Física favorece a aprendizagem significativa, permitindo que os 160 alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio, da Escola de Tempo Integral Garcitylzo do Lago e Silva, compartilhem suas ideias, ações e reflexões, motivando-os a se tornarem participantes do seu processo educativo. Este trabalho foi aprovado pelo CEP- UEA sob o número: 5.608.528. Foram aplicados diferentes componentes curriculares - Educação Física na modalidade de Atletismo - corrida de 100 Metros, Salto em Distância, Salto em Altura - Matemática - função afim, gráficos - e Física - velocidade, aceleração, força e atrito - das áreas de conhecimento Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A análise dos cálculos, das medições, das marcações nas provas de atletismo (Física), dos gráficos (Matemática), evidenciam as aprendizagens adquiridas pela experiência interdisciplinar que levou a uma aprendizagem significativa e desafiou professores e alunos a se tornarem sujeitos e objetos de ensino e aprendizagem simultaneamente.
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