CONTEXTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
DESAFIOS E CONQUISTAS
Visualizações: 803DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1328Keywords:
Políticas Públicas, Desigualdade Social, Direitos Sociais, EJA, EducaçãoAbstract
Este trabalho apresenta o contexto das Políticas Públicas e a conexão com a Educação dos Jovens e Adultos-EJA de 1930 a 2003, com intuito de promover uma reflexão sobre os impactos e desafios enfrentados por essa modalidade. O objetivo geral é apresentar a conexão das Políticas Públicas com EJA entre a década de 1930 e os anos 2000. E os objetivos específicos: aprofundar sobre característica da EJA, refletir sobre a importância da criação das Leis, programas e movimentos sociais da EJA. Nosso referencial teórico está balizado nos documentos Oficiais da Educação e em diversos autores em especial Di Pierro (2000, 2005, 2008 e 2021), Haddad (2000 e 2021) e Ventura (2011 e 2018) Teixeira (2002) os quais são autores de grande relevância para o estudo. Realizamos uma pesquisa bibliográfica seguindo as orientações Lakatos e Marconi (2003). buscando responder a alguns questionamentos: O que é EJA? Qual seu público-alvo? Qual a conexão das Políticas Públicas em seu percurso histórico? Finalizamos com reflexões acerca das políticas públicas implementadas na EJA em nosso país (Brasil) nesse período e quais impactos significativos podem ser percebidos no combate ao analfabetismo e na desigualdade social.
Downloads
References
BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: maio de 2000. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf. Acesso em 15 fev. 2024.
BRASIL. Decreto nº 92.374, de 6 de fevereiro de 1986. Aprova o Estatuto de Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos. Brasília: EDUCAR, 1986. Disponível em: encurtador.com.br/bepJ0. Acesso em: 21 ago. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF : Inep, 2015. 404 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução n. 01 de 05 de julho de 2000a. Brasília: MEC, 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf. Acesso em: 10 abr 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 5692/71, de 12 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2º graus e dá outras providências. Brasília: MEC, 1971. Disponível em: encurtador.com.br/pKW26. Acesso em: 21 ago. 2022.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 24 maio 2021
BRASIL. Resolução CD/FNDE n° 018 de 10 de julho de 2003. Estabelece orientações e diretrizes para a assistência financeira suplementar a projetos educacionais no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, para o ano de 2003. Brasília, 2003.
BRASIL. Salto para o Futuro - Educação de jovens e adultos / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 1999. 112 p. - (Série de Estudos. Educação a Distância, ISSN 1516-2079; v.10)
BRASIL.Tribunal Superior Eleitoral. Eleições no Brasil: uma história de 500 anos / Ane Ferrari Ramos Cajado, Thiago Dornelles, Amanda Camylla Pereira. – Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, 2014. 100 p.; il.
DI PIERRO. MC. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educ Soc [Internet], v. 26, n. 92, p. 1115–39. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300018
PIERRO, M. C. D., & HADDAD, S.. (2015). Transformações nas políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cadernos CEDES, v. 35, n. 96, p. 197–217. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622015723758.
DI PIERRO, M.C.; VOVIO, C.L.; ANDRADE, E.R. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: Unesco, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.
SÉRGIO, H., & DI PIERRO, M. C.. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira De Educação, v. 14, p. 108–130. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200007
HADDAD S, PIERRO MCD. Considerações sobre educação popular e escolarização de adultos no pensamento e na práxis de Paulo Freire. Educ Soc [Internet], v. 42:e255872. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.255872.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOURA, Ana Paula Abreu; VENTURA, Jaqueline Pereira. A atualidade do pensamento de Paulo Freire para refletirmos sobre políticas públicas e práticas na Educação de Jovens e Adultos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 332-350. 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.38031.
MUSIAL, G. B. da S.; ARAÚJO, J. de A. Políticas Públicas de/para a Educação de Jovens e Adultos: um balanço de artigos publicados no Portal de Periódicos CAPES. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, p.1-22. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.82090.
ROMÃO, J. E. Alfabetizar para Libertar. In: GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos Alberto. (Org.). Educação popular: Utopia latino-americana. 1 ed. São Paulo: Cortez/EDUSP, 1994. p. 219-341.
VENTURA, Jaqueline. A trajetória histórica de jovens e adultos trabalhadores. In: TIRIBA, L.; CIAVATTA, Maria. (Orgs.). Trabalho e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Líber Livro; Niterói: Editora UFF, 2011
TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Cadernos da AATR – BA, Bahia, p. 1-11, 2002. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/aatr2/a_pdf/03_aatr_pp_papel.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Interdisciplinary Studies Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.