A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.878

Palavras-chave:

Tecnologia , Ensino Remoto, Matemática, Professores

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as tecnologias digitais utilizadas pelos professores de matemática durante o ensino remoto na pandemia da COVID-19, descrevendo as atividades desenvolvidas e expondo as potencialidades e limitações dessas tecnologias. O estudo constituiu-se com uma abordagem quali-quantitativa de natureza descritiva e exploratória. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário online composto por dez questões que foram respondidas por 34 professores de matemática da rede municipal, estadual e privada de ensino da cidade de Petrolina - PE. As perguntas tratavam sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas, orientação ou capacitação para o uso dessas ferramentas e a pretensão de continuar utilizando as tecnologias digitais após a pandemia. De acordo com os professores, as atividades em plataformas digitais foram diversificadas e abrangentes, com o uso de diversas ferramentas como WhatsApp, Google Classroom, Google Meet, Google Forms, YouTube, Instagram, Canva e Padlet. As principais potencialidades dessas ferramentas foram a comunicação ágil com os estudantes e fornecimento de materiais de estudo. No entanto, também foram identificadas limitações como falta de acesso a dispositivos e internet, cansaço devido ao tempo excessivo em frente às telas, dificuldade de manter a atenção nas aulas online e adaptação a novas tecnologias.

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Biografia do Autor

Jônatas Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduado em Matemática pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina.

Carla Saturnina Ramos de Moura, Universidade de Pernambuco

Doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, na linha de Pesquisa Sociedade, Economia e Construção do Conhecimento- PPGADT/UNIVASF. Possui mestrado em Matemática - PROFMAT/Universidade Federal do Vale do São Francisco e graduação em Matemática pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta- colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco- UPE- Campus- Petrolina. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Tecnologias Digitais para o ensino e aprendizagem da Matemática.

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Publicado

2024-02-13

Como Citar

Silva, J. G. da, & Moura, C. S. R. de. (2024). A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–25. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.878

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