A CANA-DE-AÇÚCAR E A SUSTENTABILIDADE

DESAFIOS PARA A READEQUAÇÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO NOS ESTADOS DAS ANTIGAS CAPITANIAS DO NORTE

Visualizações: 221

Autores

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar; Etanol; Sustentabilidade

Resumo

Nas últimas décadas, os recursos naturais e o próprio desenvolvimento da produtividade no setor sucroenergético brasileiro, com foco na região Nordeste vem se consolidando em competitividade na produção mundial de etanol, cana-de-açúcar e energia. Em paralelo, alegações voltadas para os danos ambientais provocados por esta atividade, intensificaram ações cooperativas envolvendo produtores, representantes governamentais e órgãos certificadores para a sustentabilidade, redirecionando o foco para a queima da palha de cana como insumo na cogeração de energia elétrica. Em se tratando do Nordeste, os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba alcançaram destaque na produção de Etanol com reflexos expressivos para o crescimento econômico com o desafio de caminhar lado a lado com os requisitos de valoração socioeconômica, ambiental. Diante deste cenário, o presente estudo pretende apresentar a evolução das alternativas de sustentabilidade adotadas para a readequação do setor sucroenergético, desta região, considerando a perspectiva histórica da cana-de-açúcar desde a colonização, até a produção de Etanol e a emergente implantação do Projeto Renovabio, que contempla uma nova era dos Biocombustíveis e o desenvolvimento da química de ponta e a tecnologia avançada na produção dos polímeros e seus derivados. Em seu aspecto conclusivo, objetiva-se qualificar e redirecionar, a sensibilização dos líderes produtores do setor sobre a importância e o reconhecimento das vantagens competitivas de estarem alinhados à perspectiva da economia sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Jorge Coutinho Guerra, Universidade Católica de Pernambuco

Licenciado em História. Aluno do mestrado profissional em História da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

Referências

ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Lista de Usinas. Disponível em: http:// www.anp.gov.br/petro/legis_biodiesel.asp. Acesso em: 03 de ago. 2022.

ASPLAN – Associação de Plantadores de Cana da Paraíba. Variedades cultivadas na Paraíba. https://revistas.ufpr.br/made/article/download/21280/17087. Disponível em: Acesso em: 02 ago. 2022.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de cana-de-açúcar. Safra 2010/2011, segundo levantamento, agosto/2010. Brasília:

FIESP/CIESP – Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Ampliação da oferta de energia através da biomassa. São Paulo: FIESP/CIESP, 2001. Disponível em: . Acesso em: 27 de ago. 2022.

MATTOS, K; MATTOS, A. Valoração econômica do meio ambiente: uma abordagem teórica e prática. São Carlos: RiMa/Fapesp, 2004.

MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Sistema ALICEWeb. Banco de dados, 2011. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/base-de-dados-do-comercio-exterior-brasileiro-arquivos-para-download. Acesso em: 04 de ago. 2022

MOTTA, R.S. Economia ambiental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

SEKIGUCHI, C.; PIRES, E. L. S. Agenda para uma economia política da sustentabilidade: potencialidades e limites para o seu desenvolvimento no Brasil. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. Recife: INPSO/FUNDAJ, 1994.

ÚNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar. Relatório de Sustentabilidade 2008). Mapa da cana-de-açúcar no Brasil. Mapa apresentado no Relatório de Sustentabilidade publicado pela ÚNICA em 2008.

PAIXÃO, M. C. S.; FONSECA, M. B. ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos automotores. Desenvolvimentos e Meio ambiente, n. 24, jul-dez. 2011, p. 171-184. Editora UFPR.

MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Brasília. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/agroenergia/arquivos-precos/producao-brasileira-de-cana-de-acucar-acucar-e-etanol.pdf/view. Acesso em: 03 ago. 2022.

PROINFA - Programa de Incentivo a Fontes Alternativas. Brasília. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/7680/Jose%20Mario%20Ferreira.pdf. Acesso em: 08 de ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-22

Como Citar

Jorge Coutinho Guerra, P. (2023). A CANA-DE-AÇÚCAR E A SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS PARA A READEQUAÇÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO NOS ESTADOS DAS ANTIGAS CAPITANIAS DO NORTE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(5), 77–88. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/474

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.