A CANA-DE-AÇÚCAR E A SUSTENTABILIDADE

DESAFIOS PARA A READEQUAÇÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO NOS ESTADOS DAS ANTIGAS CAPITANIAS DO NORTE

Visualizações: 201

Autores/as

Palabras clave:

Cana-de-açúcar; Etanol; Sustentabilidade

Resumen

Nas últimas décadas, os recursos naturais e o próprio desenvolvimento da produtividade no setor sucroenergético brasileiro, com foco na região Nordeste vem se consolidando em competitividade na produção mundial de etanol, cana-de-açúcar e energia. Em paralelo, alegações voltadas para os danos ambientais provocados por esta atividade, intensificaram ações cooperativas envolvendo produtores, representantes governamentais e órgãos certificadores para a sustentabilidade, redirecionando o foco para a queima da palha de cana como insumo na cogeração de energia elétrica. Em se tratando do Nordeste, os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba alcançaram destaque na produção de Etanol com reflexos expressivos para o crescimento econômico com o desafio de caminhar lado a lado com os requisitos de valoração socioeconômica, ambiental. Diante deste cenário, o presente estudo pretende apresentar a evolução das alternativas de sustentabilidade adotadas para a readequação do setor sucroenergético, desta região, considerando a perspectiva histórica da cana-de-açúcar desde a colonização, até a produção de Etanol e a emergente implantação do Projeto Renovabio, que contempla uma nova era dos Biocombustíveis e o desenvolvimento da química de ponta e a tecnologia avançada na produção dos polímeros e seus derivados. Em seu aspecto conclusivo, objetiva-se qualificar e redirecionar, a sensibilização dos líderes produtores do setor sobre a importância e o reconhecimento das vantagens competitivas de estarem alinhados à perspectiva da economia sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Jorge Coutinho Guerra, Universidade Católica de Pernambuco

Licenciado em História. Aluno do mestrado profissional em História da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

Citas

ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Lista de Usinas. Disponível em: http:// www.anp.gov.br/petro/legis_biodiesel.asp. Acesso em: 03 de ago. 2022.

ASPLAN – Associação de Plantadores de Cana da Paraíba. Variedades cultivadas na Paraíba. https://revistas.ufpr.br/made/article/download/21280/17087. Disponível em: Acesso em: 02 ago. 2022.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de cana-de-açúcar. Safra 2010/2011, segundo levantamento, agosto/2010. Brasília:

FIESP/CIESP – Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Ampliação da oferta de energia através da biomassa. São Paulo: FIESP/CIESP, 2001. Disponível em: . Acesso em: 27 de ago. 2022.

MATTOS, K; MATTOS, A. Valoração econômica do meio ambiente: uma abordagem teórica e prática. São Carlos: RiMa/Fapesp, 2004.

MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Sistema ALICEWeb. Banco de dados, 2011. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/base-de-dados-do-comercio-exterior-brasileiro-arquivos-para-download. Acesso em: 04 de ago. 2022

MOTTA, R.S. Economia ambiental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

SEKIGUCHI, C.; PIRES, E. L. S. Agenda para uma economia política da sustentabilidade: potencialidades e limites para o seu desenvolvimento no Brasil. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. Recife: INPSO/FUNDAJ, 1994.

ÚNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar. Relatório de Sustentabilidade 2008). Mapa da cana-de-açúcar no Brasil. Mapa apresentado no Relatório de Sustentabilidade publicado pela ÚNICA em 2008.

PAIXÃO, M. C. S.; FONSECA, M. B. ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos automotores. Desenvolvimentos e Meio ambiente, n. 24, jul-dez. 2011, p. 171-184. Editora UFPR.

MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Brasília. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/agroenergia/arquivos-precos/producao-brasileira-de-cana-de-acucar-acucar-e-etanol.pdf/view. Acesso em: 03 ago. 2022.

PROINFA - Programa de Incentivo a Fontes Alternativas. Brasília. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/7680/Jose%20Mario%20Ferreira.pdf. Acesso em: 08 de ago. 2022.

Publicado

2023-02-22

Cómo citar

Jorge Coutinho Guerra, P. (2023). A CANA-DE-AÇÚCAR E A SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS PARA A READEQUAÇÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO NOS ESTADOS DAS ANTIGAS CAPITANIAS DO NORTE. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 4(5), 77–88. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/474

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.